Inteligência Artificial e Sustentabilidade estão entre as novidades
Foto: Divulgação |
O segmento de seguro auto é influenciado por vários fatores que passam por transformações tecnológicas, chegando a até mudanças na dinâmica da economia.
No que diz respeito ao seguro no Brasil, em 2023 o segmento apresentou crescimento considerável. De acordo com dados do Infomoney, os prêmios do Seguro Auto chegaram a R$ 26,99 bilhões no primeiro semestre do ano, número que corresponde a um aumento de 18% em relação a 2022.
Mesmo com esse aumento, além do fato de que a aquisição de um veículo está entre os principais objetivos do brasileiro, a procura por seguros ainda é baixa. Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), somente 30% dos carros têm seguro no Brasil.
Quais as previsões para 2024?
No que se refere às projeções dentro do segmento, a CNseg afirma que a projeção para o mercado de seguros esse ano está bastante otimista. De acordo com análise do órgão, a estimativa é de um crescimento que fique na casa dos 16,1%.
No cenário internacional, o seguro auto também passa por mudanças. Nos Estados Unidos, a perspectiva é de aumento das apólices, principalmente em função da elevação de custos para reparos dos veículos e maior quantidade de sinistros.
De acordo com a Forbes, existem fatores que corroboram com essa dinâmica nos Estados Unidos. Entre eles estão: inflação, alterações climáticas, ascensão de veículos elétricos e aumento do roubo de veículos.
Maior preocupação com a sustentabilidade
Segundo dados da Solera, empresa referência em monitorar o ciclo da vida de um veículo, 75% dos motoristas estão dispostos a mudar de seguradora por uma política mais ecológica.
O indicador pode parecer um percalço para as corretoras, mas pode representar uma oportunidade para que elas possam ajustar a sua oferta de serviços, vislumbrando atingir uma importante fatia de mercado e ter mais ganhos financeiros.
Impacto das tecnologias avançadas
A adesão a novas tecnologias tem gerado grande impacto no setor de seguros. A integração de sistemas, veículos autônomos e conectividade veicular estão transformando a maneira como as seguradoras atendem seus clientes.
Atualmente, mecanismos de IA permitem avaliar riscos e monitorar em tempo real o perfil do condutor para que, ao extrair esses indicadores, elas possam tomar decisões em relação ao prêmio.
Além disso, outro impacto das novas tecnologias diz respeito ao perfil de atendimento ao cliente, já que mecanismos como chatbots e assistentes virtuais permitem dinamizar os atendimentos, para deixá-los mais rápidos e assertivos, proporcionando uma experiência incrível para o usuário.
Veículos híbridos e elétricos
Esse é um perfil de veículo que vem crescendo cada vez mais em solo brasileiro, fato que amplia a oportunidade para que as seguradoras possam ofertar serviços para esse público.
Neste contexto, é possível oferecer produtos personalizados, como cobertura para cabos de carregamento, oficinas especializadas em carros elétricos, coberturas para tomadas fornecedoras de energia, entre outros dispositivos.
Na hora de contratar um seguro auto, é essencial estar atento se a seguradora está conectada com as principais mudanças e transformações do mercado, pois assim é possível aderir a um serviço que atenderá suas necessidades.
Neste contexto, o melhor caminho é pesquisar e entrar em contato com um corretor de seguros para saber mais sobre o serviço.