Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)
Sábado, 04.05.2013 - SBT (Cine Belas Artes) - 23h45
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman
Sinopse: Sentenciado a prisão perpétua pelo assassinato de sua mulher e seu amante, Andy (Tim Robbins) vai lidar com o perigoso mundo da prisão de uma forma tranquila, usando suas qualidades pessoais e profissionais para conseguir conquistar o respeito dos funcionários da penitenciária Shawshank, assim como de seus detentos. Lá conhece Ellis, um prisioneiro que começa a aprender a admirar Andy, formando assim um laço de amizade, enquanto ambos sonham com a liberdade.
Primeiro longa do diretor Frank Darabont, Um Sonho de Liberdade conquistou 7 indicações ao Oscar, mas não acabou levando nenhum, perdendo a maioria dos prêmios para Forrest Gump, de Robert Zemeckis. Mas isso, para muitos, não indica que de a obra de Darabont seja de qualquer forma inferior ao de Zemeckis, pois ambos apresentam uma forma extremamente sensível e inteligente de lidar com os respectivos temas, cada um com suas particularidades e graça, que os tornaram dois grandes clássicos do cinema americano.
O longa se destaca justamente por não ter uma base original: como uma pessoa "tranquila" irá lidar com o mundo pesado de uma prisão. E é a partir do modo como tudo é apresentado que é justificado o estrondoso sucesso que o filme fez. A simplicidade, juntamente com uma atmosfera que lida com assuntos tão complexos faz do trabalho de Darabont uma experiência tão agradável quanto emocionante, e que principalmente impressiona pela forma de explorar o assunto, com personagens interessantes e uma trama bem desenvolvida, de forma a provocar no espectador a reflexão necessária para tornar o filme memorável e um dos filmes mais queridos pelo público e pela crítica.
O filme conta com nada menos que Tim Robbins e Morgan Freeman, sendo este indicado ao Oscar de melhor ator por seu papel como Ellis (ou "Red", como é conhecido na penitenciária), que é quem controla o mercado negro de dentro da prisão. Ambos conseguem construir personagens que se complementam, dando à história a sensação de cumplicidade e amizade, que são alguns dos tantos tópicos explorados durante a trama. Sendo assim, uma relação emocionante é explorada, que servirá como uma espécie de "guia", que nos conduz pela história, ao passo que mostra a relação da redenção de um homem perante seus pecados com a ideia de liberdade, sendo esta um dos grandes pontos discutidos, por mostrar como tal ideia é relativa e é modificada para cada homem conforme suas experiências de vida.
Baseado em um conto de Stephen King, Um Sonho de Liberdade é a primeira adaptação feita pelo diretor a partir de uma obra do mestre do suspense. O resultado dessa primeira obra foi tão gratificante, que o diretor ainda trabalhou em cima das obras de King em mais dois longas, incluindo outro grande sucesso: À Espera de um Milagre. E isso é uma grande prova de que esta excelente obra, que ganhou tanto destaque por todos os seus aspectos, principalmente técnicos, é um filme imperdível que merece lugar na lista de novos clássicos do cinema.