Iniciativa levou, nesse 24 de abril, as cores da bandeira armênia para a Ponte Estaiada, a Biblioteca Mário de Andrade, o Pátio do Colégio, o Viaduto do Chá, o Edifício Matarazzo e o Monumento das Bandeiras
Prefeitura de SP vista de cima | Foto: Divulgação |
Nesse 24 de abril, a cidade de São Paulo prestou uma grande homenagem ao Dia do Genocídio Armênio, iluminando pontos icônicos da metrópole em memória das vítimas dessa tragédia histórica com as cores da bandeira armênia – vermelho, azul e laranja. A iniciativa é uma parceria entre a União Geral Armênia de Beneficência (UGAB) e a Igreja Apostólica Armênia, contando com o apoio da Embaixada da Armênia no Brasil, do Consulado Honorário da República da Armênia em São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Entre os locais que receberam essa iluminação especial estão a Ponte Estaiada, a Biblioteca Mário de Andrade, o Pátio do Colégio, o Viaduto do Chá, o Edifício Matarazzo e o Monumento das Bandeiras. Cada um desses lugares representa uma parte da história e da identidade da cidade, e agora, por meio da luz, também se tornarão monumentos à memória e à esperança.
Prefeitura de SP | Foto: Divulgação |
"Esta iniciativa de São Paulo é um gesto significativo de solidariedade e reconhecimento da tragédia que afetou profundamente a comunidade armênia. A luz que será lançada sobre esses locais emblemáticos iluminará a cidade, e também nossa memória coletiva e nossa missão em nunca esquecer as vítimas do genocídio armênio", afirma o Presidente da UGAB Brasil, Rafael Balukian.
O Dia do Genocídio Armênio é uma data de grande significado para a comunidade armênia e para todos que lutam pela justiça e pela memória. Em 24 de abril de 1915, o Império Otomano iniciou um dos capítulos mais sombrios da história, resultando na morte de milhares de armênios em um ato de violência e intolerância sem precedentes. Atualmente, cerca de 50 mil armênios da diáspora vivem no Brasil, sendo a maioria em São Paulo.
Viaduto do Chá e Prefeitura | Foto: Divulgação |
Sobre a UGAB Brasil
A União Geral Armênia de Beneficência (UGAB) é a maior organização mundial armênia sem fins lucrativos fundada em 1906 por Boghos Nubar, com o objetivo de preservar o patrimônio armênio através de programas educacionais, culturais e humanitários. Operando em 31 países e 74 cidades, com sede em Nova York, a UGAB impacta 500 mil pessoas anualmente e realiza diversas iniciativas, incluindo apoio a escolas, bolsas de estudos, programas humanitários e culturais. No Brasil, a UGAB foi fundada em 1964, dedicando-se à ajuda aos necessitados, à preservação da cultura armênia e à educação, com um foco contínuo na benemerência. A organização é liderada por uma diretoria jovem desde 2016, comprometida em atrair jovens e implementar novas ideias enquanto mantém os valores fundamentais da UGAB.