Notícias -

Aspiradores centrais aliam conforto residencial com saúde

20 de Fevereiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sistema de aspiração central permite que a limpeza do ambiente residencial e comercial se torne muito mais prática, descomplicada e rápida. Pode ser instalado numa área reclusa, como garagem, depósito ou quintal. Com isso, não há necessidade de levar os componentes dos aspiradores comuns na hora da limpeza dentro do ambiente; basta encaixar as mangueiras em uma das tomadas e começar, de forma simples.

As mangueiras geralmente possuem de 9 a 11 metros de comprimento, e podem ser acopladas a qualquer tipo de bico para realizar a limpeza nos cantos e lugares mais difíceis de serem alcançados. Toda a aspiração é feita de forma silenciosa, uma vez que o motor está instalado metros de distância e em outro cômodo.

O engenheiro de projetos e responsável pela StudioQ, empresa de tecnologia e automação residencial, Franco Bichuette, explica que uma das vantagens da aspiração central é a potência dos equipamentos, que geralmente são cinco vezes mais fortes que os aspiradores comuns, assim como mais silenciosos. “Além deste, existe também o fator saúde, uma vez que esse pó aspirado e ácaros não voltam a circular no ambiente”, garante ele.

A manutenção dos filtros pode ser feita de forma simples, não precisam ser lavados. Franco explica que em ambientes comerciais também funcionam muito bem devido ao baixo nível de ruído, por não incomodar quem necessita de concentração.

Outras vantagens são o baixo consumo de energia, e a facilidade de locomoção das mangueiras já que não precisam estar encaixadas a nenhum tipo de motor - que por muitas vezes é pesado e enrosca nos fios. Franco afirma que o valor do investimento vale a pena, pois além de não diferir tanto de aspiradores convencionais, o benefício à saúde é irrefutável. Nos EUA, por exemplo, esta prática se tornou comum após pesquisas de várias universidades comprovaram a redução drástica de sintomas alérgicos além da melhoria de mais de 50% na qualidade do ar.

 

Comentários
Assista ao vídeo