Viver - Saúde

4 truques para melhorar sua dicção

2 de Abril de 2024

Fonoaudióloga traz dicas de exercícios para aprimorar a comunicação

Créditos: iStock

Em um mundo onde as relações interpessoais desempenham um papel central, a habilidade de se expressar com clareza e confiança é extremamente relevante. A dicção, como parte fundamental dessa habilidade, desempenha um papel importante não apenas no mundo corporativo, mas em todas as esferas da vida.

De acordo com Fernanda de Morais, Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, para aprimorar a sua dicção, o ideal é fazer uma avaliação com um especialista na área, mas existem alguns truques que podem ser seguidos:

1 - A primeira dica é ter consciência da possibilidade de melhorar a dicção. Para isso, utilize o feedback de outras pessoas, avaliando se todos entendem claramente o que você diz e se fazem expressões de dúvidas. 

2 - Ao se gravar com o celular, analise se os dentes estão aparecendo quando fala. Se a resposta for sim, é sinal de que sua dicção está boa. 

3 - Faça leitura em voz alta, com variação na entonação, pausas adequadas e clareza na articulação.

4 - Dedique seu tempo para fazer exercícios específicos, incluindo exercícios miofuncionais para lábios, língua e bochechas, assim como o estalo da língua sem movimentar o queixo. 

Exemplos de exercícios:

- Abra a boca exageradamente e feche - 2 séries, 10 repetições.

- Estale sua língua sem movimentar o queixo - 2 séries, 10 repetições.

- Fale as vogais exagerando na movimentação da boca: A, E, I, O, U - 3 vezes.

“Os sinais de uma dicção deficiente são facilmente identificáveis: Quando as pessoas têm dificuldade em entender claramente o que está sendo dito ou quando a imagem de autoridade e segurança é comprometida”, explica Fernanda.

No universo corporativo, a fonoaudióloga pontua que uma boa dicção é uma habilidade valorizada, essencial para profissionais que buscam se destacar. “Líderes e indivíduos que ocupam posições de destaque frequentemente são reconhecidos não apenas por suas habilidades técnicas, mas também por sua capacidade de comunicação eficaz. Uma boa dicção melhora a imagem profissional”, conclui.

Fonte:

Fernanda de Morais

Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras

Fonoaudióloga Mestre e Especialista

Instagram: @fe.demorais

Comentários
Assista ao vídeo