Viver - Saúde

Abril Azul: evento em Ribeirão Preto reúne especialistas de para discutir temas ligados ao autismo

1 de Abril de 2024

TEA Summit 2024, simpósio híbrido, que acontece no dia 20 de abril, no Wyndham Garden, visa conectar profissionais com pais, educadores, terapeutas e médicos

Os médicos do Instituto Glia Renato Arruda, Marco Antônio Arruda e Camila Chevis Arruda, organizadores do TEA Summit 2024

Abril Azul, mês de conscientização do autismo, será celebrado em Ribeirão Preto com um evento voltado para conectar profissionais de diferentes áreas com pais, educadores, terapeutas e médicos. O TEA Summit 2024, simpósio híbrido, que acontece no dia 20 de abril, sábado, no Wyndham Garden, traz uma variedade de informações da grande relevância sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a presença de palestrantes reconhecidos em suas áreas.

Os temas abordados tratam de saúde, comportamento, diagnóstico, educação, terapias, direito, entre outros. O simpósio tem o objetivo de compartilhar e traduzir os conhecimentos e experiências sobre Transtorno do Espectro Autista. Também visa criar pontes entre as várias partes envolvidas no cuidado de crianças, adolescentes e adultos com autismo.

Os participantes terão acesso a 12 palestras, quatro mesas redondas para esclarecimento de dúvidas e a um debate com a discussão de temas polêmicos, no qual poderão interagir com os palestrantes. Além disso, o evento contará com expositores para a venda de serviços e produtos como livros, jogos e brinquedos terapêuticos, inovações tecnológicas que ajudam no cuidado e desenvolvimento, entre outros. O evento traz palestrantes de renome, como Marcelo Masruha, Marco Antônio Arruda, Renato Arruda, Maria Carolina Martone, Giovana Escobal, Sabrina Fontanesi, Camila Bolívar e Davi Leão.

“Há muito tempo Ribeirão Preto carece de um evento voltado para autismo. Em 2006, nós do Instituto Glia, sob a liderança do Dr. Marco Antônio Arruda, fomos pioneiros em todo o país ao trazer o primeiro evento direcionado para a neurociência da educação, o Aprender Criança. Desde então foram oito edições do Aprender Criança e esse ano nós passamos o Aprender Criança para a cidade de São Paulo. E por conta disso, resolvemos manter um evento em Ribeirão, cuja temática fosse só sobre o autismo. Estamos com uma expectativa muito boa para o TEA Summit, um evento interdisciplinar, com palestrantes de diversas localidades e de áreas diversas, que terá bastante espaço para dúvidas, esclarecimentos de temas polêmicos e sobretudo em evidências científicas para desmitificar tantas fake news que têm por aí”, acrescenta o médico neurologista, Renato Arruda, organizador do TEA Summit.

O TEA Summit 2024 tem a organização do Instituto Glia e o patrocínio da ODAPP. Inscrições e informações pelo site https://doity.com.br/teasummit

Sobre o Abril Azul

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o TEA, envolver as comunidades, dar mais visibilidade e ajudar na busca de uma sociedade mais consciente, com menos preconceito e mais inclusão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo possui cerca de 70 milhões de pessoas autistas. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e o tema da campanha deste ano é “Valorize as capacidades, respeite os limites”.

O que é o TEA

O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento que interfer a maneira como a pessoa se comunica, interage socialmente e processa informações. Tem uma ampla gama de sintomas, que variam de intensidade e impacto, daí o termo “espectro”. Algumas pessoas podem ter dificuldades significativas na comunicação e interação social, enquanto outras podem ter habilidades bem desenvolvidas em áreas específicas. É uma condição permanente, mas com intervenção precoce e apoio adequado, indivíduos podem levar vidas plenas e produtivas.

Comentários
Assista ao vídeo