Notícias -

Flórida proíbe o uso de redes sociais por menores de 14 anos

26 de Março de 2024

Lei assinada pelo governador Ron DeSantis também exige consentimento parental para que menores de 16 acessem as plataformas

Segundo o governador da Flórida, Ron DeSantis (foto), a legislação é uma forma de "ajudar" os pais e responsáveis a "criar os filhos" | Foto: Reprodução

O governador da Flórida, nos Estados Unidos, Ron DeSantis, assinou uma lei nesta 2ª feira (25/03) que tornará ilegal que crianças com menos de 14 anos usem redes sociais no Estado. Ainda segundo a legislação, jovens de 14 a 15 anos precisarão da autorização dos pais ou responsáveis para criar perfis nas plataformas.

Prevista para entrar em vigor em janeiro de 2025, a nova lei, conhecida como HB3, obriga as empresas de redes sociais a excluírem as contas de usuários com menos de 14 anos.

Caso contrário, as big techs podem ser processadas em nome das crianças afetadas, que podem receber até US$ 10.000 em compensação. As plataformas que infringirem a nova lei podem ser multadas em até US$ 50.000 por cada violação.

Uma versão mais severa da lei foi rejeitada por DeSantis. O projeto pretendia proibir contas em redes sociais para menores de 16 anos e exigia que os residentes da Flórida fornecessem o documento de identidade ou outros meios de identificação para criarem perfis nas plataformas.

“No fim das contas, estamos tentando ajudar os pais a navegar por este terreno muito difícil que temos agora ao criar filhos, então eu aprecio o trabalho que foi feito”, disse o governador do estado norte-americano durante a cerimônia de assinatura do projeto de lei nesta 2ª feira (25.mar.2024).

Comentários
Assista ao vídeo