Informes - GERAIS

A vocação paulista para o esporte

20 de Março de 2024
Foto: Unplash/ Divulgação

São Paulo é a maior cidade da América Latina e o centro financeiro do Brasil, no entanto, a capital paulista também é um polo de eventos esportivos. Ao longo dos anos, a cidade foi palco de uma variedade de competições nacionais e internacionais.

Existem competições que têm a metrópole como sede e outras que passam pela cidade mais popular da América do Sul para mostrar ao público seu valor, afinal, contar com uma etapa num lugar tão icônico não é para qualquer um.

A seguir, exploraremos os principais eventos esportivos que tem na Terra da Garoa um lugar especial no calendário.

Corrida de São Silvestre

Uma das maiores tradições esportivas de São Paulo é a Corrida de São Silvestre. No último dia do ano, milhares de pessoas de todas as partes do mundo se reúnem para percorrer as ruas mais célebres da cidade. Iniciada em 1925, a prova é um dos eventos mais esperados do ano e atrai os principais nomes do mundo da corrida.

Copa São Paulo de Futebol Júnior

Para dar o pontapé inicial na temporada de futebol no país, São Paulo sedia a tradicional competição de futebol júnior. Equipes de todos os estados enviam seus jovens talentos para uma demonstração de potencial e técnica nos gramados da Terra da Garoa. A primeira edição da “Copinha” teve lugar em 1969 e desde então é uma vitrine para futuros craques.

Grande Prêmio do Brasil

O Autódromo de Interlagos é palco de uma das corridas mais emocionantes do calendário da Fórmula 1. Nas curvas do circuito, grandes nomes do automobilismo já desfilaram toda sua habilidade e o ronco dos motores embalou a torcida. Um dos grandes momentos foi a vitória de Ayrton Senna, no Grande Prêmio de 1991, quando o piloto lutou contra os adversários, a chuva e os problemas no câmbio para escrever uma das páginas mais bonitas do Brasil na Fórmula 1.

Brazilian Series of Poker

O maior evento de poker do Brasil tem em São Paulo a cidade mais importante do calendário. A edição 2024 terá sua primeira etapa na capital paulista e será disputada entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. O evento é considerado o mais tradicional e acontece desde 2006, quando teve início o campeonato nacional.

Copa do Mundo 2014

Foto: Unplash/ Divulgação

Depois de mais de 60 anos, o principal torneio de futebol do planeta voltou ao Brasil. São Paulo foi uma das cidades anfitriãs e sediou o jogo inaugural, quando o Brasil venceu de virada a Croácia por 3 a 1, com dois gols de Neymar. A cidade também foi palco de um jogo de oitavas de final, com vitória magra da Argentina sobre a Suíça, e um de semifinal, outra vitória argentina, dessa vez nos pênaltis contra a Holanda.

Copa América 2019

Em 2019, a maior competição regional de futebol entre seleções teve o Brasil como sede. São Paulo recebeu jogos em dois estádios, a Arena Corinthians e o Morumbi, que teve a honra de sediar a primeira partida do torneio, uma vitória contundente do Brasil frente a Bolívia, 3 a 0. Já no estádio corintiano, a seleção aplicou uma goleada no Peru, 5 a 0.

Liga Brasileira de Esportes Eletrônicos

Entrando na modernidade esportiva com os eSports, ou esportes eletrônicos, São Paulo segue no centro das atenções. A cidade é parada obrigatória quando os principais campeonatos de videogames vêm ao Brasil. Na lista dos eventos que já passaram pela capital estão a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBDLOL) e, para 2024, está previsto o Six Invitational, campeonato mundial de Rainbow Six Siege, que será realizado no Ginásio do Ibirapuera.

NFL

São Paulo foi a cidade escolhida para receber o primeiro jogo da NFL no país. A liga de futebol americano está colocando em prática o seu plano de expansão global e depois de uma disputa acirrada com Rio de Janeiro e Madri, a capital paulista foi a escolhida. O jogo da temporada regular será disputado na Arena Corinthians, e os times e as datas ainda não foram definidos.

Comentários
Assista ao vídeo