Informes - GERAIS

Bazar da Cidade retorna à Casa Museu Ema Klabin com opções exclusivas de design, moda e gastronomia

20 de Março de 2024

Considerada uma das principais feiras paulistanas de design artesanal, o Bazar da Cidade já se tornou um marco na agenda cultural na cidade de São Paulo

Evento acontece no jardim da casa museu e reúne diversos expositores

Quem valoriza o design artesanal, peças garimpadas em ateliês de diversas regiões do país e experiências gastronômicas já pode salvar as datas. Nos dias 23 e 24 de março, o Bazar da Cidade retorna à Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, e traz uma ampla variedade de expositores, com itens exclusivos de design, decoração, moda, bem-estar e gastronomia de vários lugares do mundo, além de oficinas para crianças. Ao final da tarde, o visitante pode relaxar tomando um vinho com os amigos ao som de música ao vivo, no Jardim projetado por Roberto Burle Marx.

A cada edição, cerca de 60 criadores apresentam peças exclusivas, como, por exemplo, cerâmicas e cestarias do povo Waurá, do Xingú; produções têxteis autorais em linho, seda, algodão; artesanatos de diversos estados do país e joias utilizando diferentes técnicas, entre outros. As marcas autorais valorizam o trabalho manual e dialogam com a sustentabilidade.

“O bazar amplia a visibilidade de artesãos e pequenos produtores espalhados pelas diversas regiões do país, gerando novos negócios, divulgando a economia criativa e a rica cultura brasileira”, salientam Bel Pereira, idealizadora do bazar, e a sócia Miriam Lerner, ex-diretora do Museu da Casa Brasileira. Considerado um dos bazares mais tradicionais de São Paulo, o Bazar da Cidade foi criado há 9 anos e, desde 2022, ocupa o belo jardim da Casa Museu Ema Klabin. Este ano, os encontros acontecem em seis edições, nos meses de março (23 e 24), abril (27 e 28), junho (22 e 23), agosto(31), setembro(1), outubro (19 e 20) e dezembro (7 e 8).

Gastronomia

A gastronomia traz sempre novidades para o bazar, com uma culinária diversa e sabores únicos. É possível experimentar, por exemplo, o xaxado, a polenta com mascarpone com ragú de toscana e erva doce, da Box54 Food, cuja empresária, Ana Paula Pina Cavagnoli, utiliza em seus pratos as técnicas que aprendeu com os avós italianos e no curso da Le Cordon Bleu, em São Francisco (EUA); além de receitas clássicas da região de Bordeaux (França), da Cozinha Voilà; a comida árabe funcional Do oriente ao pote da chef Magda Hammoud, filha de libaneses, que utiliza em seus pratos somente temperos vindos do Líbano; a culinária árabe do tradicional Pita Bar e Kebab com os famosos kebabs com sete sabores, entre eles o de cordeiro, kafta e chancliche; versões do cuscuz marroquino da Cous Cous; além das empanadas argentinas; antepastos, queijos, geleias, balas de ovos caramelizadas, cheesecake, cervejas artesanais, entre outros.

Páscoa

Com a Páscoa chegando, uma boa opção são os ovos artesanais de chocolates da Mestiço. Os proprietários, produtores de cacau na Bahia, administram desde 2015 uma das primeiras fábricas Bean to Bar do Brasil e estão entre os fundadores da Associação Bean to Bar Brasil, um novo conceito de produção de chocolate sem aditivos, baseado na sustentabilidade e responsabilidade social. Entre as delicias, destaque para o ovo de Páscoa de chocolate com gin e tangerina, entre outras propostas para diversos paladares.

Oficinas para crianças: Jogos de tabuleiro do Mundo

Os jogos de tabuleiro existem desde o início da civilização e podem ser uma forma divertida de expandir os horizontes e se desconectar da tela. No sábado e no domingo, a partir das 12h, os pequenos vão se divertir com jogos de tabuleiro de diversas partes do mundo. As oficinas gratuitas são voltadas para crianças a partir de 5 anos. 

Quem vem:

Participam desta edição: AD Acessórios; Andrea Maria Puro Linho Italiano; Apahu; Ateliê _das_duas; Ateliê Alaine Colucci; Atilio; Balas da Kah; Beatriz Panizza Cerâmica; BF Cerâmica; Bizzi; Bolachas Artesanais da Teka; Box54Food; Cacau e Curas; Casa Gracia; Cervejaria Los Compadres; Chaihara; Coletivo Brutalita; Cozinha Voilà / Quiches; Cris Moreno Macramê; D’vora! Cheesecake; Da Fazenda / Queijos artesanais; Do oriente ao pote; Dudabyduda; Fita de Moça; Gostei deste vinho; Hayô óculos de madeira; Inner Beauty ;JuSalles acessórios; La Casa Empanadas Argentinas Artesanais; Lemoux Confeitaria; Linguiçaria Real Bragança; Lis Bellagamba Joalheria Artesanal; Maria Cristina Nascimento; Marroquina Couscous; Martina Vaz e Júlia acessórios; Mel & Propolis e Gostosuras; Mestiço Chocolates; Miriam Pappalardo; Mix do Bem; Ninho; Pita; Rb_artesão; Sobremê; Umê kimonaria; Underall; Vera Nouer-arte seda pura; Viviann Thums, entre outros.

Música ao vivo e visita ao museu

Ao final da tarde, a pedida é relaxar e tomar um vinho com música ao vivo, com o duo Desconcerto, da EMESP Tom Jobim, formado pelos músicos Felipe Bueno (violino) e Victor Franzotti (violão e contrabaixo) que trazem um repertório eclético, entre o erudito e o popular.

O público ainda poderá visitar a Casa Museu Ema Klabin. A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados e conta com uma rica coleção de arte, incluindo pinturas do russo Marc Chagall (1887-1985) e do holandês Frans Post (1612-1680), além de pintura moderna brasileira, artes decorativas e peças arqueológicas.

Serviço:

Bazar da Cidade

23 e 24 de março de 2024

27 e 28 de abril de 2024

22 e 23 de junho de 2024

31 de agosto e 1 de setembro de 2024

19 e 20 de outubro de 2024

7 e 8 de dezembro de 2024

sábado das 11h às 20h

domingo das 11h às 19h

Oficinas para crianças

sábado e domingo a partir das 12h

Duo Desconcerto

sábado e domingo das 16h às 17h

gratuito

valet no local

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP

Acesse as redes sociais

Instagram: @emaklabin

Facebook:  https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin:  https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Site: https://emaklabin.org.br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Bazar da Cidade Instagram: @bazardacidade

Comentários
Assista ao vídeo