Notícias -

Polícia Federal deflagra Operação Philanthropía para apurar desvio de recursos públicos

20 de Março de 2024
Foto: Divulgação/ Policia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Philanthropía, objetivando aprofundar investigação de desvio de recursos públicos repassados a instituição beneficente sediada em Jundiaí.

Estão sendo cumpridos, nesta manhã, cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Jundiaí, sendo quatro na cidade de Jundiaí e um no município de São Paulo.

A investigação, iniciada em março de 2023, trouxe fundados indícios de que os gestores da instituição, que recebe verbas públicas, inclusive oriundas de convênios federais e emendas parlamentares, durante os anos de 2021 e 2023, utilizaram empresas de fachada para desviar parte dos valores, em benefício próprio, chegando a aproximadamente R$ 800.000,00.

Tais empresas, inexistentes de fato, teriam sido utilizadas para simular a prestação de serviços à instituição beneficente, recebendo por isso consideráveis pagamentos. Esses recursos, pagos como contraprestação por serviços que aparentemente nunca foram prestados, foram canalizados para uso em benefício próprio da gestora da instituição.

Foto: Divulgação/ Policia Federal

Além das buscas, a Justiça Federal também autorizou o congelamento de bens (sequestro e apreensão de bens e valores) dos investigados, 4 pessoas físicas e 2 pessoas jurídicas.

A palavra grega philanthropía que dá nome à operação significa amor à humanidade, refletindo o compromisso com a justiça e o cuidado para com as pessoas.

A pena prevista para o crime investigado (peculato) pode chegar a 12 (doze) anos de prisão.

Video:

Comentários
Assista ao vídeo