Informes - GERAIS

Lançamento da edição de 2024 do projeto Trilha Empreendedora reúne dezenas de educadores

14 de Março de 2024

Realizada em parceria com a Seeduc-RJ, iniciativa da ONG JA Rio de Janeiro será  implementada em 148 escolas da rede estadual de educação em 43 municípios fluminenses

O lançamento da edição de 2024 do projeto Trilha Empreendedora, implementado em escolas da rede estadual fluminense e realizado pela ONG JA Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), reuniu, na última semana, mais de 160 educadores, entre professores e gestores de cerca de 150 escolas da rede estadual de educação, além de representantes de coordenadorias regionais e da equipe Seeduc-RJ, como a Subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros da Silva, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro. Durante o encontro, o projeto, que começará a ser implementado em maio, foi apresentado pelo coordenador de projetos, Michel Mesquita, e pela gestora de projetos educacionais, Gisele Avena. Ambos destacaram todas as etapas, desde a capacitação de educadores até a implementação em sala de aula.

Para a coordenadora de avaliação de gestão e formação da superintendência de desenvolvimento de pessoas da Seeduc-RJ, Vivian Barros, que atua na iniciativa desde o início, em 2017, um dos maiores benefícios do programa é sua institucionalização.

“Até então, as ações com a JA eram pontuais. A Trilha nos trouxe a oportunidade de institucionalizar o projeto, independente de transição de governo, garantindo que teremos continuidade, além de capilarizar e ampliar seu impacto. Começamos com 12 escolas e, hoje, atingimos a marca de 148. E isso permite que cada vez mais alunos e professores tenham mais acesso. Outro ponto importante foi que ela começou com um desejo muito grande, tanto da JA quanto da Seeduc-RJ, de somar forças para seguir em frente com o propósito de formar alunos com uma educação inclusiva. E que eles pudessem ter condições mínimas de empreender e fazer novas escolhas”, comemora.

“Temos professores que começaram em 2017, 2018 e que, hoje, atuam como diretores. E a primeira coisa que eles pedem é que o programa seja implementado em sua unidade. Sou uma grande entusiasta. A Trilha é importante não só para alunos e professores, mas também para gestores envolvidos, que também crescem. E ela nunca é a mesma. Anualmente, é reavaliada, diferente, adaptada”, destaca Vivian.

Aprender fazendo

A Trilha Empreendedora, que conta com o apoio de empresas parceiras e associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), promove o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais por meio da metodologia “aprender fazendo”, o que ajuda a combater a evasão escolar e potencializa a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Os estudantes desenvolvem habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional e aprendem de forma prática e imersiva sobre temas como empreendedorismo, educação financeira, preparação para o mercado de trabalho, sustentabilidade, economia, cidadania, ética e muito mais.

“Ao longo das três séries do Ensino Médio, os estudantes participantes têm a oportunidade de passar por diferentes experiências de aprendizagem que vão desde os conteúdos e atividades trabalhados em sala de aula até o contato com mentores voluntários de grandes empresas”, explica o coordenador de Projetos da JA Rio de Janeiro, Michel Mesquita.

Dados robustos de impacto na rede estadual de ensino

De 2017 a 2023, o projeto impactou mais de 46 mil jovens em 36 dos 92 municípios fluminenses. Somente no ano passado, a iniciativa contou com 122 escolas públicas participantes, mobilizando 334 participações voluntárias oriundas das empresas apoiadoras da iniciativa.

Para a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Renata Guimarães, ampliar ainda mais a atuação do projeto em 2024 é estimular a permanência dos jovens na escola, ajudar a ingressar no mercado de trabalho e promover o empreendedorismo:

“Queremos contribuir cada vez mais para o combate à evasão escolar e com a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. A Trilha Empreendedora prevê a aplicação de uma sequência de 10 dos cerca de 30 programas da Junior Achievement (JA) dentro do currículo do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual. Este ano, a previsão é alcançar cerca de 150 escolas em 40 municípios fluminenses, impactando de forma positiva a vida de aproximadamente 9 mil estudantes da rede estadual”, diz Renata Guimarães.

Sobre a JA Rio de Janeiro

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos consecutivos. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade. Com a participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, já proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade.

Com apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br

Comentários
Assista ao vídeo