Notícias -

Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama morre aos 68 anos

8 de Março de 2024

Autor teve mais de 260 milhões mangás vendidos em todo o mundo

Akira Toriyama é o criador de Dragon Ball, um dos mangás e animes mais populares do mundo | Foto: JIJI / Divulgação

Akira Toriyama, criador dos mangás e animes Dragon Ball, morreu aos 68 anos. A morte foi anunciada publicamente nesta sexta-feira (8/3) no site oficial da franquia e nas redes sociais.

Segundo a publicação, Toriyama morreu em 1º de março após um derrame de sangue no cérebro. Um funeral foi realizado com parentes próximos do artista. Datas para eventos oficiais de despedida ainda não foram divulgadas.

Toriyama "trabalhou apaixonadamente em muitos projetos" e "ainda tinha muito mais que gostaria de fazer", diz a nota oficial, com pesar pela morte súbida do mangaká. "Ele teve o apoio de muitas pessoas de todo o mundo, que permitiram que tocasse suas empreitadas criativas ao longo dos anos".
Sucesso mundial

Toriyama começou na indústria de mangás participando de uma competição para novos escritores na revista semanal Weekly Shonen Jump. Embora não tenha vencido, suas ideias chamaram a atenção de Kazuhiko Torishima, editor da revista com quem o mangaká trabalharia nos anos seguintes.

A estreia de Toriyama foi em 1978, com Wonder Island. Seu primeiro grande sucesso foi o mangá de comédia Dr. Slump, seguido por Dragon Ball, que começou a ser publicado na Weekly Shonen Jump em 1984.

Akira Toriyama, criador da série japonesa Dragon Ball | Foto: Reprodução/Divulgação/Toei Animation

Dragon Ball se tornou um fenômeno internacional e até hoje é um dos mangás mais vendidos do mundo, com mais de 260 milhões de cópias vendidas em mais de 20 países. A adaptação para anime, que inclui séries como Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, são extremamente populares e transmitidas em mais de 40 países.

A popularidade de Dragon Ball rendeu brinquedos, action figures, cards colecionáveis, linhas de roupas e videogames, além de uma adaptação live action para o cinema. Os games da franquia também são muito populares. O próximo lançamento é Dragon Ball: Sparking! Zero, que chegará para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S em data ainda não revelada.

Toriyama também foi o ilustrador e designer de personagens de videogames de sucesso, como Chrono Trigger, Blue Dragon e da franquia Dragon Quest, uma das séries de games mais tradicionais do Japão. O próximo game que levará sua assinatura é Sand Land, título da Bandai Namco que chega em abril para PC, PS4, PS5 e Xbox Series X/S.

Comentários
Assista ao vídeo