Informes - GERAIS

St. Patrick's Day permite mergulho nas tradições irlandesas

7 de Março de 2024

O Dia de São Patrício, conhecido mundialmente como St. Patrick 's Day, ocorre no dia 17 de março e celebra o santo padroeiro da Irlanda. Esta data, que transcende suas raízes religiosas para se tornar uma celebração da cultura irlandesa, é marcada por festividades que incluem paradas, música tradicional, danças folclóricas e, claro, o consumo de muitas comidas e bebidas típicas.

Há mais de mil anos os irlandeses consideram a suposta data da morte de St. Patrick, conhecido por ter trazido a religião católica para o país, um dia de festa religiosa que cai no período cristão da Quaresma (lent, como é chamada em inglês).

As famílias irlandesas costumam ir à igreja pela manhã e comemoram durante a tarde. Na Irlanda essa data é feriado nacional, já em outros países não se trata de um feriado nacional, mas sim, a lembrança e a comemoração do padroeiro irlandês por pessoas de todas as origens.

Na Fisk Santos, a celebração deste dia tão especial é levada a sério, com uma série de atividades que prometem envolver alunos e funcionários na rica tradição irlandesa. Rafael H. Cunha, Coordenador Pedagógico da Fisk Santos, destaca a importância de se celebrar o St. Patrick 's Day e como a escola se esforça para trazer um pedaço da Irlanda para os alunos.

"O Dia de São Patrício é uma oportunidade incrível para nossos alunos explorarem e aprenderem sobre a cultura irlandesa de forma divertida e educativa. Preparamos uma semana cheia de atividades culturais, incluindo música, jogos e, claro, a tradição de vestir verde", afirma Cunha.

Para aproveitar ao máximo o St. Patrick's Day, você pode:

  • Explorar a cultura irlandesa, participando de atividades que celebrem a música com instrumentos como a flauta, o bodhrán e a harpa, a dança com sapateados e as tradições irlandesas;
  • Sentir o espírito comunitário, unindo-se a eventos ou reuniões que fortaleçam os laços de união e alegria entre amigos, familiares e até desconhecidos;
  • Degustar a comida e a bebida típicas, experimentando pratos e bebidas tradicionais, especialmente pratos irlandeses tradicionais como o "corned beef and cabbage" (carne enlatada e repolho), "irish stew" (ensopado irlandês), e o "soda bread" (pão de bicarbonato), para sentir o sabor da Irlanda;
  • Vestir verde, engajando-se na divertida tradição de usar a cor para seguir a crença de que o verde torna você invisível para os leprechauns, que, segundo a lenda, beliscam qualquer um que eles possam ver;
  • Conhecer melhor as histórias e lendas, descobrindo os ricos contos irlandeses, desde São Patrício usar o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade até os travessos leprechauns com seus potes de ouro no final do arco-íris.

Na Fisk Santos, a celebração do St. Patrick 's Day vai além da festa. "Nossa abordagem é educativa, mas sempre mantendo o elemento de diversão. Além de decorarmos a escola nas cores verde, laranja e preto, distribuímos docinhos verdes e aplicamos atividades lúdicas e pedagógicas em sala de aula. Tudo isso para que nossos alunos possam vivenciar um pouco da magia irlandesa aqui mesmo, em Santos", explica Cunha.

As atividades na Fisk Santos durante a semana do St. Patrick 's Day são projetadas para todos os alunos, independentemente da idade, e incluem desde a aprendizagem sobre a geografia e história da Irlanda até a prática da língua inglesa através de canções e histórias típicas irlandesas.

A Fisk Santos convida a comunidade a se juntar nas celebrações e aprender mais sobre a cultura irlandesa de uma maneira interativa e envolvente. "É uma forma de abrir nossos corações e mentes para diferentes culturas do mundo, e o St. Patrick 's Day é uma excelente ocasião para isso", conclui Rafael Cunha.

Comentários
Assista ao vídeo