Informes - GERAIS

Explodiu na última década: cinco esportes que estão em ascensão

6 de Março de 2024

Nos últimos anos, o cenário esportivo global testemunhou uma notável explosão de interesse e participação em várias modalidades. De competições eletrônicas a atividades ao ar livre, uma série de esportes emergiram como fenômenos culturais, atraindo uma atenção maciça de fãs e investidores. 

Esse crescimento exponencial não apenas redefiniu as fronteiras do que é considerado esporte, mas também gerou impactos significativos na indústria do entretenimento e na economia global. Alguns deles vieram como uma grande novidade, enquanto outros surgiram em meio às necessidades e evolução da sociedade.

Poker

Reconhecido em 2010 pela Associação Internacional de Esportes da Mente como uma das cinco modalidades esportivas intelectuais (ao lado do xadrez, damas, bridge e go), o poker viveu na última década uma ascensão meteórica, tanto no cenário online quanto ao vivo. Dentre os diversos fatores que contribuíram para essa explosão de popularidade, destaca-se principalmente a consolidação das plataformas digitais que democratizaram o acesso ao jogo.

Além disso, a afirmação de jogadores profissionais carismáticos e a cobertura midiática em grandes eventos reforçaram essa glamourização. Não à toa, mais e mais pessoas passaram a se interessar pela atividade, estudando as regras, conceitos e classificações de mãos de poker, de modo com que o jogo se tornasse não apenas um produto valioso para as marcas como também um ótimo entretenimento para players amadores.

Futevôlei e Beach Tennis

Poucos esportes se destacaram tanto de 2020 para cá como as modalidades de areia, principalmente o futevôlei e o Beach Tennis, que se tornaram os queridinhos do público jovem. Tudo começou na retomada das atividades sociais após o período de confinamento, quando ambos os esportes ganharam grande apelo do público por serem praticados ao ar livre e com pouca aglomeração. 

Desde então, o brasileiro tomou gosto por ambos os esportes e até hoje a procura é muito alta por locações de quadras e aulas em grupos. No campo profissional, o Beach Tennis já tem um circuito bastante consolidado e o Brasil é uma das grandes potências globais ao lado da Itália.

Desde que o Campeonato Mundial foi criado em 2013, brasileiros e italianos venceram cinco vezes cada, inclusive dividindo a conquista de 2023. Apenas a Rússia, em 2016, quebrou esse domínio.

eSports

Foto: Divulgação/Freepik

Impossível falar em ascensões meteóricas no ramo esportivo sem citar o segmento de jogos eletrônicos. Isso porque a indústria de eSports experimentou um crescimento exponencial na última década, se tornando um dos setores mais vibrantes e lucrativos do entretenimento, impactando não apenas jogadores amadores como também tornando o circuito profissional nacional em um dos mais fortes do mundo.

A internet facilitou bastante o acesso a informações sobre eSports, a participação em eventos online e a conexão com outros fãs. Além disso, a popularização dos smartphones também contribuiu para o crescimento, permitindo que as pessoas joguem e assistam a partida em qualquer lugar. Com o tempo, o setor ganhou espaço até na televisão e hoje vários eventos têm transmissão ao vivo pelos maiores grupos de comunicação do país.

Futebol feminino

A última década também foi marcada pela afirmação do futebol feminino no Brasil e no exterior, quebrando barreiras e conquistando reconhecimento global. Tudo começou com altos investimentos e a profissionalização da modalidade, melhorando a infraestrutura, treinamento, salários e marketing por parte de clubes, federações e empresas. Isso sem contar a cobertura da mídia, que gerou maior interesse pelo produto.

No Brasil, os times da Série A do Brasileirão passaram a ter a obrigatoriedade de criar um time feminino para continuar disputando a elite masculina, e isso trouxe ainda mais visibilidade para o esporte. Não à toa, as equipes do país dominam hoje o cenário sul-americano, tendo vencido 13 das 16 edições já realizadas da Copa Libertadores, dentre elas as últimas cinco.

CrossFit

Considerado uma modalidade de treino de alta intensidade e variação, o CrossFit explodiu em popularidade na última década, com cada vez mais boxes especializados abrindo suas portas para receber novos praticantes e antigos adeptos do esporte. Trata-se de uma atividade física completa que trabalha diferentes capacidades em um curto período de tempo, gerando resultados rápidos e perceptíveis. Tal conceito conquistou de vez o público.

Com uma comunidade vibrante, acolhedora e engajada, proporcionando um ambiente de apoio e incentivo mútuo entre os praticantes, o conceito é adaptável a diferentes níveis de condicionamento físico, permitindo que pessoas de todas as idades e habilidades participem. Além do aspecto saudável, também existe o segmento de competições profissionais, que colocam à prova os atletas que mais se destacam. 

Foto: Divulgação/Freepik

Comentários
Assista ao vídeo