Notícias -

Morre Welson Gasparini aos 87 anos, ex-prefeito de Ribeirão Preto-SP

4 de Março de 2024

Welson Gasparini estava internado há duas semanas no Hospital Unimed, em Ribeirão Preto

Foto: Divulgação/ Alesp

Morreu nesta segunda-feira (4/3), Welson Gasparini, aos 87 anos. Gasparini estava internado no Hospital Unimed, em Bonfim Paulista, e passou por uma cirurgia cardíaca na semana passada.

Welson Gasparini foi prefeito de Ribeirão Preto quatro vezes, se tornando o político que mais ocupou o cargo na cidade.

Nasceu em dezembro de 1936, em Batatais. Foi radialista, jornalista, professor e advogado. Além de prefeito, foi deputado estadual e deputado federal, ambos por São Paulo.

Nota de pesar

Duarte Nogueira- Prefeito de Ribeirão Preto – O cenário político de Ribeirão Preto e do estado de São Paulo perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas com o falecimento do ex-deputado e ex-prefeito Welson Gasparini. Nascido em Batatais em 1 de dezembro de 1936, Gasparini construiu uma trajetória marcante ao longo de seus 87 anos de vida.

Sua jornada é um testemunho de dedicação e compromisso com a comunidade, seja como radialista, advogado ou como político. Com um legado de um mandato como vereador, quatro vezes prefeito de Ribeirão Preto, três vezes deputado estadual e um mandato como deputado federal, Gasparini deixou sua marca na história política da região.

Além de suas realizações políticas, Gasparini também se destacou como comunicador, iniciando sua carreira no rádio como locutor e animador de programas populares. Sua habilidade em se conectar com o público fez dele uma figura querida e influente na vida cotidiana dos ribeirão-pretanos.

Sua incursão na política foi marcada por desafios e vitórias, tendo enfrentado diversas eleições e ocupado cargos de destaque. Seu comprometimento com a honestidade, o idealismo e a competência sempre foi evidente, sendo uma fonte de inspiração para aqueles que o acompanharam ao longo de sua carreira.

Além de suas contribuições políticas e profissionais, Gasparini também foi um exemplo de integridade familiar, sendo pai de quatro filhos e avô de sete netos. Seu legado perdurará não apenas na memória daqueles que o conheceram pessoalmente, mas também nas realizações e transformações que promoveu em sua comunidade.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, prestará homenagem a Welson Gasparini, reconhecendo sua importância e legado para a cidade e para o estado de São Paulo. O descanso do guerreiro marca o fim de uma era, mas seu exemplo de dedicação e serviço público continuará a inspirar gerações futuras.

Reconhecendo a importância e o legado de Welson Gasparini para a cidade e para o estado de São Paulo, decretou três dias de luto oficial em homenagem ao ex-prefeito.

Afonso Reis, Duarte Presidente do Diretório do PSDB – O PSDB de Ribeirão Preto lamenta profundamente a passagem do Dr. Welson Gasparini, nosso filiado e grande líder.

Personalidade ímpar na política brasileira, de alto significado para Ribeirão Preto e para a Social Democracia. Ficam as suas obras, seu sorriso e boas energias.

Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Nota de Pesar Acirp

Welson Gasparini, ex-prefeito, deputado estadual e federal, sempre se destacou por sua postura política íntegra e democrática tendo contribuído imensamente para o desenvolvimento urbano e econômico da cidade, sendo parceiro do setor produtivo. 
Dentre alguns exemplos de seu legado para os empresários e para a sociedade local estão projetos de grande valor como a inauguração do calçadão, em 1992, a liberação da primeira etapa das obras antienchentes no Centro, já em seu quarto mandato, e o sistema de monitoramento por câmeras Olho de Águia, em 2007, resultado de parceria exemplar com a Acirp. 
“Gasparini foi um representante político emblemático e um parceiro importante no desenvolvimento regional. Deixa um legado de trabalho e o exemplo de homem público. É uma perda que todos com certeza consideramos muito sentida e por isso desejamos toda força à família neste momento”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.  
Nascido em Batatais, Gasparini adotou Ribeirão Preto, onde foi radialista, jornalista, professor e advogado. Governou a cidade por quatro mandatos (2005 — 2008; 1989 — 1992; 1972 — 1976  e 1963 — 1968), tornando-se uma das personagens de maior destaque na história do município.  

Comentários
Assista ao vídeo