Informes - GERAIS

Copa América 2024 - O Melhor Marcador vs. O Melhor Goleiro: Previsões

29 de Fevereiro de 2024

A Copa América 2024 está prestes a acontecer e a competição é bastante útil como forma de preparação para o mundial de 2026. Através dela é possível ver quem tem equipes fortes, quem precisa melhorar e quem não tem chances no mundial.

Se você tem interesse neste torneio e procura por dicas e previsões de futebol, continue lendo este artigo, pois aqui vamos fazer uma análise bem específica: o melhor goleiro contra o melhor marcador das américas.

O dilema argentino

O problema de fazer uma análise sobre como seria o melhor marcador das américas contra o melhor goleiro das américas é que esses dois jogadores são da mesma equipe no momento: Argentina. Estamos falando do goleiro Emiliano Martinez e de ninguém menos que Lionel Messi.

Você provavelmente não precisa de uma explicação dos motivos para Messi ser considerado o melhor marcador, afinal ele acabou de ser eleito melhor do mundo mais uma vez. Mas vamos relembrar quem é Emiliano Martinez.

O goleiro titular da Argentina foi simplesmente eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de 2022. Ele estava presente como titular em novembro de 2023, quando a Argentina enfrentou o Brasil e os argentinos venceram por 1x0 em pleno Maracanã. Partida válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Além disso, devemos destacar que nessas eliminatórias a Argentina é a equipe com o melhor desempenho, tendo perdido apenas uma partida e sofrido apenas 2 gols. Para comparação, o Brasil sofreu 7 gols. Tudo isso até o momento em que este artigo está sendo escrito.

Em resumo, a Argentina tem o melhor atacante e o melhor goleiro. Mas como queremos comparar um contra o outro, vamos usar outro atacante de outra equipe.

O melhor marcador e o melhor goleador na Copa América 2024

Levando em conta os atacantes dos times mais competitivos e eliminando a Argentina, por motivos já explicados, poderíamos apontar o melhor marcador da Copa América como Vinicius Júnior.

O brasileiro tem sido destaque no Real Madrid e é titular indiscutível da seleção brasileira, apesar da equipe viver um momento bem ruim.

Explicando o inexplicável: O Brasil entrando na Copa América com uma das piores campanhas

Pode parecer surreal, mas após 6 partidas válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, o Brasil está na 6ª colocação. O que quer dizer que ela literalmente correu risco de não conseguir a classificação.

O Brasil está atrás de equipes como Equador, Venezuela e Colômbia. Equipes que nunca foram campeãs mundiais e sequer chegaram longe nessa competição.

Portanto, é natural se perguntar: O que aconteceu aqui? Bom, a explicação que faz mais sentido tem a ver com o técnico que comandou a seleção neste período de eliminatórias: Fernando Diniz.

O que aconteceu foi o seguinte: após a eliminação na Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite deixou o comando do Brasil com um saldo de duas campanhas de Copa do Mundo fracassadas.

A CBF optou pela contratação de Fernando Diniz, que era técnico do Fluminense na época. O detalhe é que Diniz não deixou o cargo no Fluminense, ele continua no clube carioca até hoje.

O Brasil foi comandado por um técnico que se dividia em dois empregos: técnico da seleção e técnico do Fluminense.

Diniz conseguiu fazer o Fluminense ser campeão da Libertadores enquanto era o técnico da seleção brasileira. Algo assim jamais foi visto. Então fica a dúvida, Fernando Diniz conseguiu focar na seleção brasileira enquanto sua outra equipe vivia um dos momentos mais importantes de sua história?

Não vamos nos aprofundar mais do que isso nessa discussão, mas os resultados de Diniz foram desastrosos e isso explica porque o Brasil vai para a Copa América com uma das piores campanhas recentes.

Considerações finais: Quem leva a Copa América 2024?

Bom, o Brasil já tem um técnico novo, Dorival Júnior, e apesar da campanha recente ruim, não podemos ignorar o poder de seu elenco. Portanto, na discussão melhor marcador contra melhor goleiro da Copa América, temos Vinicius Júnior contra Emiliano Martinez (Lembre-se, Messi não está sendo considerado como já explicamos).

Então temos o clássico Brasil vs. Argentina. De um lado, temos um Brasil que fez uma de suas piores campanhas recentes. Do outro lado, temos uma Argentina atual campeã do mundo e atual campeã da Copa América.

Levando tudo isso em consideração, nossa previsão antecipada é de que a Argentina é quem leva a Copa América de 2024. Ou seja, o duelo entre melhor marcador contra melhor goleiro é vencido pelo goleiro Emiliano Martinez.

É claro, isso é futebol. Tudo pode acontecer. Talvez Dorival Júnior consiga colocar ordem na casa. Talvez uma equipe fora do nosso radar consiga chocar o mundo e levar a competição. Só podemos especular no momento, mas tudo está apontando para uma Argentina campeã mais uma vez.

Foto: Lionel Messi | Foto: Divulgação/ GoodFon

Comentários
Assista ao vídeo