Informes - GERAIS

Seis vezes a localidade mais fria do país em 2024, Monte Verde é o destino ideal para curtir o clima

28 de Fevereiro de 2024

Distrito de Camanducaia teve, na última segunda-feira (19), pela sexta vez no ano, a menor temperatura do Brasil; máximas não passam dos 24ºC nesta semana

A temperatura ficou abaixo dos 12ºC na segunda-feira em Monte Verde

Em pleno Verão, Monte Verde (MG) amanheceu gelada na última segunda-feira (19), com os termômetros registrando 11.7ºC, a menor temperatura do país naquele dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa foi a sexta vez, apenas em 2024, que o distrito de Camanducaia foi a cidade mais gelada do Brasil, comprovando ser o destino ideal para quem prefere o clima ameno.

Segundo o Inmet, nos primeiros 20 dias de fevereiro, o distrito ficou 12 vezes entre os dez locais com menores temperaturas. “Monte Verde é o destino ideal para quem busca um clima agradável, com temperaturas que não sobem muito ao longo do dia e, também, com um friozinho gostoso à noite, mesmo nesta época de verão, que só terminará no próximo dia 20 de março. É uma condição confortável para os turistas que quiserem visitar o nosso vilarejo e pretendem fugir do calor e matar a saudade do clima de outono e inverno”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).

“Este mês tivemos, ainda, por seis vezes a terceira menor temperatura máxima do país. Aqui, dificilmente temos uma temperatura na casa dos 30 graus”, completa a líder da entidade, referindo-se aos cinco primeiros dias de fevereiro e ao último domingo, quando o termômetro registrou, no momento mais quente do dia, apenas 21,9ºC, de acordo com a medição realizada pelo Inmet.

E esse clima está garantido nos próximos dias. De acordo com o Weather Channel, as máximas no vilarejo não passam de 24ºC até domingo. “Pelas últimas pesquisas que fiz, sendo uma delas com o pessoal do Inmet, esta semana promete ser de temperaturas realmente mais amenas, com pancadas de chuva geralmente na parte da tarde”, afirma Nelson Pacheco, conhecido como “Senhor do Tempo” em Monte Verde, onde realiza medições climáticas há quase 24 anos.

Dias em que Monte Verde teve a temperatura mais baixa do país em 2024*:

19/02 – 11,7ºC

06/02 – 13,8ºC

01/02 – 10,8ºC – mesma temperatura de Campos do Jordão (SP)

09/01 – 14,6ºC – mesma temperatura de Bom Jardim da Serra (SC)

07/01 – 12,6ºC

06/01 – 11ºC

*Dados oficiais do Inmet

Comentários
Assista ao vídeo