Informes - GERAIS

Práticas recomendadas para impressão sustentável

27 de Fevereiro de 2024

Cuidar do meio ambiente já é comum. Hábitos simples permitem otimizar recursos para contribuir para um meio ambiente melhor.

Plante uma árvore, tenha um filho e escreva um livro. Essas três aspirações que o escritor José Martí resumiu para cada pessoa que quis deixar a sua marca na terra aparecem frequentemente sempre que o futuro é romantizado.

É claro que o desejo de transcendência que envolve todos os tipos de pessoas não é novo. Hoje em dia, nos espíritos mais inquietos ou mais sedentários, multiplicados pelo impacto das redes sociais e pelo imediatismo da comunicação, transcender é um desejo quotidiano. Mas e o equilíbrio coletivo?

Você deve ter claro, por mais rápida que seja sua rotina, que hoje cada passo que você der e cada atividade que você realizar terá repercussões no futuro. Pense mais um pouco: talvez você já esteja em uma busca que envolve seu estado físico, mental e espiritual. Mesmo se você olhar ao redor encontrará espaços que estão na mesma busca. Não é fácil, mas vale a pena tentar!

Por que você deveria pensar em sustentabilidade?

Se houve uma invenção que realmente revolucionou a humanidade, foi a imprensa. A partir daí, a ideia de testemunhar e deixar registro de cada atividade atingiu limites impensáveis. Passados ​​vários séculos, surgem inovações e palavras capazes de resumir uma época. Termos que explicam e resumem uma forma consciente de agir, tanto em casa como no trabalho.

Numa altura em que a agenda ambiental ganha espaço na discussão pública, a sustentabilidade é um daqueles conceitos-chave que implica pensar detalhadamente o presente com capacidade de projetar o futuro. Quer sejam processos importantes para o cuidado individual ou para o desempenho do grupo,

Pode parecer abstrato, mas mesmo nos eletrodomésticos ou equipamentos domésticos que você escolhe todos os dias você pode ver essa ideia refletida. Seja no seu ar condicionado, no seu notebook ou na sua impressora multifuncional laser, para citar apenas três, você verá refletida a noção de eficiência energética, economia de consumo ou uso responsável da eletricidade.

É assim que pretendemos valorizar os pilares de uma visão sustentável: a harmonia entre a sociedade, o ambiente e a economia.

O que vem à mente ao imprimir?

Criado para facilitar a rotina do usuário, dos dispositivos citados, sem ir mais longe, quando se pensa no papel de uma impressora, com certeza a primeira associação livre é com árvores.

Ao localizar uma impressora multifuncional, as resmas empilhadas em ambos os lados do seu escritório podem levá-lo, mesmo que por um segundo, para a floresta. Deixe voar a sua imaginação e descanse a mente com um pouco de verde!

Acontece que num contexto onde as notícias sobre desastres naturais são cada vez mais comuns, a mudança climática pode desafiar você de uma forma ou de outra nas simples ações que você realiza em sua casa ou local de trabalho. Portanto, falta apenas um passo para repensar e modificar alguns dos seus padrões diários que têm impacto no seu ambiente.

Você deve deixar claro que a proteção ambiental não é incompatível com o seu crescimento pessoal e econômico. No início pode demorar um pouco mais para incorporar novos hábitos, mas não mais do que isso.

E quando se trata de uma tarefa que você realiza diariamente, como imprimir documentos de todos os tipos, cuidar da natureza envolve utilizar de forma consciente os recursos disponíveis para que eles também possam ser utilizados no futuro. Não se trata apenas de você!

O que você deve ter em mente ao imprimir?

Desta forma, existem dispositivos que permitem realizar diversas tarefas num único computador sem envolver um maior nível de energia. Em um prédio de escritórios, ter uma ou mais impressoras a laser ajuda a gerenciar o uso e a quantidade de papel utilizado.

Ter um registro da quantidade de cópias feitas por setor em um mês permite distribuir recursos de forma inteligente. Da mesma forma que saber claramente quantas impressoras disponíveis existem no edifício ajuda a orientar melhor o seu plano sustentável. Se forem impressoras multifuncionais, verificar o estado dos cartuchos e limpar seus vidros são serviços básicos para seu funcionamento.

Tão simples quanto fazer contas e fazer números, junto com inovações tecnológicas como telas LCD ou entradas USB nos mais modernos modelos de impressoras, há uma série de outros hábitos simples que acompanharão o uso de cada equipamento que você instalar. sua empresa:

  • Papel reciclável: Seu uso permite que ele tenha uma vida útil mais longa, podendo ser utilizado de diversas formas. Aproveite todo o papel que for descartado!
  • Uso inteligente de resmas: Dedicar um mínimo de tempo para analisar o que vamos imprimir é importante para economizar papel. Um registro permitirá que você saiba quantos você realmente precisa.
  • Impressão 3D: Com a vantagem de fazer designs complexos e personalizados, os filamentos plásticos utilizados para imagens tridimensionais podem ser vegetais.
  • Documentos eletrônicos: Atualmente, por meio de softwares de gestão, os documentos podem ser validados em formato digital, o que além de agilizar qualquer procedimento, evita o uso de papel. Assim você também terá mais espaço vazio!
Foto: Freepik/ Divulgação

Quais são os pilares da sustentabilidade?

A aplicação da Tecnologia da Informação verde é o paradigma que resume as práticas ligadas ao cuidado com o meio ambiente em uma empresa. Desde sensores de presença que controlam o movimento de cada piso até sistemas de gestão de energia, as impressoras podem fazer parte desta forma de promover a sustentabilidade.

  • Consumo inteligente e reutilização de materiais. Quando se trata de cartuchos e tintas, você deve pensar em materiais que possam ser usados ​​mais de uma vez. Para isso, é fundamental gerar a educação necessária aos colaboradores de uma empresa para que cada produto tenha um melhor desempenho. Por exemplo: com a separação dos resíduos entre molhados e secos ou a utilização de copos descartáveis ​​você contribuirá para um ambiente muito mais sustentável.
  • Escolha fornecedores que tenham uma visão sustentável. Outra forma inteligente e útil de contribuir para um ambiente mais saudável é estabelecer ligações com outras empresas que partilhem uma visão sustentável. Assim, com uma comunidade que fala a mesma língua, é possível progredir no tratamento seguro e responsável do lixo eletrónico. Sabe-se como os periféricos de qualquer computador se acumulam quando sua vida útil se esgota.

Como comunicar a importância de uma cultura sustentável?

É provável que na urgência de cada dia você não acredite que os benefícios de uma postura sustentável sejam necessários. É por isso que é essencial fornecer informação e comunicar como as mudanças podem reflectir-se a longo prazo para o bem geral da população. É sobre deixar de lado o egoísmo!

Isto não requer gestos heróicos. Cada pequeno hábito contribui para gerar um clima maior. Por não ser um comportamento imediato, exige certa estratégia e até conscientização sobre os materiais sustentáveis ​​do planeta.

Assim como podem ser vistos em qualquer caminhada ou passeio por um ambiente natural, é preciso saber que grande parte da sustentabilidade dependerá do uso responsável desses recursos. Por exemplo:

Madeira

Este recurso natural e renovável tem um impacto positivo quando utilizado no fabrico de papel, em diversas construções e em mobiliário para todo o tipo de ambientes, seja em casa ou no escritório.

Papel reciclado

Ao dar a maior atenção ao papel que é realmente necessário em detrimento do que é descartado, o papel que fica de lado pode ser reciclado para outros fins, como embalagens ou papelaria.

É mais um material sustentável que, por ser uma fibra natural, pode ser encontrado na natureza e aplicado na indústria têxtil, bem como em materiais isolantes.

Cânhamo

Também utilizado na fabricação de produtos de papel, provém de uma planta que cresce muito rápido e é forte, com vida longa. A sua utilização também contribui para a sustentabilidade ambiental.

Como fazer de cada impressão um ato sustentável?

A árvore, o filho e o livro podem resumir essa busca por transcender. Todas as aspirações serão em vão sem um plano de impressão sustentável. Não é necessário fazer grandes declarações, mas sim estar atento a cada ato no dia a dia.

Um bom exercício de relaxamento é decorar com paisagens ou usar imagens oníricas como papel de parede. Você não precisa dar asas à imaginação para perceber que o uso responsável do papel em seu escritório contribuirá para um ambiente mais duradouro.

Nesse caminho, você pode considerar as impressoras como aliadas que facilitam sua tarefa e contribuem para a mudança de hábitos. É fácil encontrar o modelo que melhor se adapta às suas necessidades e você acha conveniente ter que iniciar, agora mesmo, uma ação duradoura tendo a sustentabilidade como objetivo. Lentamente, mas com segurança, a possibilidade de ter um futuro muito mais sustentável está nas suas mãos.

Foto: Freepik

Comentários
Assista ao vídeo