Informes - GERAIS

Campanha Março Azul Marinho e o papel das empresas na conscientização e prevenção do câncer colorret

22 de Fevereiro de 2024

O câncer colorretal é uma enfermidade que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma das principais causas de mortalidade de homens e mulheres. Diante desse cenário desafiador, surge a Campanha Março Azul Marinho, uma iniciativa vital que visa educar, conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer. 

Neste artigo, vamos discutir informações relevantes sobre o câncer colorretal, o papel das empresas na divulgação da campanha e como ações práticas podem ser implementadas para promover a conscientização e prevenção dentro dos ambientes corporativos. 

A Campanha Março Azul Marinho

O mês de março é marcado pela cor azul-marinho em conscientização ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e do câncer de próstata. Segundo o instituto, anualmente são diagnosticados cerca de 41 mil novos casos da doença no país.

O câncer colorretal é uma condição maligna que se desenvolve no cólon (intestino grosso) ou no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus. A enfermidade é resultante do crescimento descontrolado de células anormais no revestimento interno dessas regiões.

É um tipo de câncer com alta chance de cura, principalmente se identificado no estágio inicial. Entretanto, caso não seja tratado logo no início, esses tumores podem se espalhar para outras partes do corpo, tornando o tratamento mais complexo e reduzindo as chances de cura.

Embora seja comum, falar sobre a doença e buscar tratamento ainda é motivo de vergonha para muitas pessoas. Por isso, durante todo o mês de março, são realizadas ações que visam esclarecer a população sobre os sintomas, formas de prevenção e qual médico procurar em casos de suspeita da doença. E o principal: a importância do diagnóstico precoce.

Atualmente, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal é celebrado em 27 de março.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o câncer colorretal incluem:

  • Ter 50 anos ou mais;

  • Sedentarismo;

  • Sobrepeso ou obesidade;

  • Alimentação inadequada, pobre em fibras e rica em gorduras e em carnes processadas e vermelhas;

  • Consumo excessivo de álcool e tabaco;

  • Histórico familiar da doença.

Principais sintomas do câncer de intestino

O câncer colorretal costuma ser uma enfermidade silenciosa, mas alguns sinais podem indicar a presença de tumor (es) na região intestinal. Os sintomas podem incluir:

  • Presença de sangue nas fezes;

  • Alteração do hábito intestinal (diarreia ou constipação);

  • Dor abdominal ao evacuar;

  • Mudança nas fezes (cor, espessura ou formato);

  • Perda de peso inexplicada;

  • Anemia;

  • Fraqueza e fadiga.

Prevenção e diagnóstico precoce

A prevenção do câncer colorretal envolve a adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada rica em fibras, prática regular de atividade física, moderação no consumo de álcool e tabaco.

Já o diagnóstico precoce envolve a realização de exames de rastreamento, como a colonoscopia e o teste de sangue oculto nas fezes. 

Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento eficaz e cura. 

Por isso, é indicado que homens e mulheres façam consultas regulares com gastroenterologistas e realizem os exames de rastreamento a partir dos 45 anos de idade. Em casos de histórico da doença na família, os exames preventivos podem começar antes.

Março Azul Marinho: o papel das empresas na conscientização

As empresas desempenham um papel fundamental na conscientização e prevenção do câncer colorretal entre seus colaboradores, podendo ser agentes de mudança significativa na promoção da saúde e bem-estar. 

A seguir listamos algumas ações que podem ser implementadas nos ambientes corporativos para apoiar e divulgar a campanha:

  • Promover palestras e workshops sobre prevenção, sintomas e exames de rastreamento do câncer colorretal;

  • Realizar campanhas internas de conscientização, utilizando materiais como cartazes, e-mails informativos e vídeos educativos;

  • Oferecer incentivos ou benefícios para os funcionários que realizarem exames de rastreamento regularmente, incentivando assim a adoção de práticas preventivas;

  • Incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis entre os colaboradores, como uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, controle do peso corporal, redução do consumo de álcool e tabaco, e gerenciamento do estresse;

  • Estabelecer parcerias com instituições de saúde locais, clínicas médicas e organizações de apoio ao câncer para oferecer serviços de saúde preventiva, como palestras, exames de rastreamento e suporte emocional aos colaboradores.

Apoio nas redes sociais

Além das ações citadas anteriormente, as empresas também podem utilizar as suas redes sociais para apoiar a Campanha Março Azul Marinho:

  • Compartilhar informações úteis sobre prevenção, sintomas e exames de rastreamento do câncer colorretal;

  • Utilizar hashtags relevantes, como #MarçoAzulMarinho, para aumentar a visibilidade da campanha e engajar seguidores;

  • Publicar sobre eventos relacionados à conscientização do câncer colorretal e incentivar a participação dos seguidores.

As agências de marketing e publicidade desempenham um papel fundamental na amplificação da mensagem da Campanha Março Azul Marinho e no apoio às empresas na divulgação e sensibilização sobre o câncer colorretal. 

Essas empresas de comunicação podem ajudar as organizações no desenvolvimento de campanhas de conscientização impactantes e criativas e no gerenciamento das redes sociais das empresas para garantir uma presença online consistente e engajada. Ainda, podem estabelecer parcerias com influenciadores e organizações relevantes para ampliar o alcance da campanha e maximizar seu impacto.

Além disso, podem desenvolver materiais educativos, como cartilhas, guias e vídeos, que forneçam informações detalhadas sobre o câncer colorretal. Esses materiais podem ser distribuídos online, em eventos ou no ambiente de trabalho.

Em suma, ao trabalhar em conjunto, empresas e agências profissionais de comunicação podem maximizar o impacto da Campanha Março Azul Marinho e contribuir para salvar vidas.

Foto: Freepik

Comentários
Assista ao vídeo