Notícias -

São Paulo amplia bloqueio a TikTok e Instagram em escolas do estado

6 de Fevereiro de 2024

Medida, que já era válida desde o ano passado para alunos, agora vale também para o setor administrativo

Foto/Créditos: Criado com IA (Bing)

O Governo de São Paulo estendeu a restrição de redes sociais e plataformas de streaming em escolas de todo o estado. A proibição de serviços populares como TikTok, Instagram, YouTube e Netflix, já era válida desde o ano passado para alunos, mas agora ela vale também para a administração das instituições de ensino.

Embora o uso de celulares não seja proibido na rede estadual de São Paulo, há uma preocupação do quanto o uso inadequado pode impactar no aprendizado dos estudantes.

Em março do ano passado, a Secretaria de Educação do Estado afirmou que estava buscando diminuir o uso excessivo de redes sociais durante o período de aula. Isso, segundo o órgão, era uma forma de garantir o aproveitamento do conteúdo ministrado pelos professores, que exige a atenção máxima dos alunos.

Vale ressaltar, que, além das redes sociais como o TikTok, os games também estão na mira do governo do Estado. Por este motivo, desde o ano passado, algumas plataformas de jogos online, como Roblox é o Steam, loja digital da Valve, também têm seu acesso bloqueado em mais de 5,5 mil escolas.

Rio de Janeiro proíbe uso de celulares em escolas da rede municipal

A prefeitura do Rio de Janeiro tomou uma decisão mais radical e emitiu um decreto proibindo estritamente o uso de celulares em escolas públicas municipais, inclusive durante o intervalo. A norma assinada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) foi tomada após um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) alertar para o impacto negativo das telas no processo de aprendizagem.

Após uma consulta pública, a administração pública decidiu implementar a rígida restrição, que tem algumas poucas exceções. De acordo com a Secretaria de Educação local, o objetivo não é fazer oposição ao uso da tecnologia, mas sim garantir um uso mais responsável e adequado.

Comentários
Assista ao vídeo