Notícias -

Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

6 de Fevereiro de 2024

Corpo do político, que pilotava a aeronave, foi encontrado pela Marinha, segundo a ministra do Interior chilena, Carolina Tohá

Sebastian Pinera | Foto: REUTERS/Max Montecinos/File Photo

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu na tarde desta terça-feira (6/2), após a queda de um helicóptero na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. A informação foi confirmada pelos familiares do político, bem como pelo governo chileno.

"Agradecemos as massivas mostras de carinho e preocupação que recebemos durante estas horas amargas", disse a nota oficial emitida pelo escritório do ex-presidente, que informa que dados sobre funeral serão posteriormente comunicados.

Segundo o jornal La Tercera, o ex-presidente estava pilotando o helicóptero e voltava de uma visita ao amigo José Cox. A aeronave, com outros três tripulantes -- entre eles a irmã do político --, caiu em um lago. Apenas Piñera morreu, os demais passam bem.

Segundo a ministra do Interior, Carolina Tohá, o corpo de Piñera já foi encontrado pela Marinha. "Havia quatro ocupantes no helicóptero. Três deles conseguiram chegar à costa e estão fora de perigo. Este não foi o caso do quarto, que era o ex-presidente Sebastián Piñera. Há poucos momentos tivemos a confirmação de que a Marinha conseguiu chegar ao local onde ocorreu o acidente e recuperar o corpo do ex-presidente Piñera", disse ela.

O acidente aconteceu pouco depois das 15h, em horário local. Piñera não teria conseguido tirar o cinto de segurança e teria se afogado, informou o jornal La Nácion. O helicóptero teria afundado cerca de 40 metros. Imagens de pouco antes do acidente mostram que o dia estava chuvoso e com pouca visibilidade na região.

A ministra disse que o presidente atual, Gabriel Boric, instruiu que Piñera receba um funeral de Estado, e que o Chile irá declarar luto nacional. "Queremos enviar um abraço de solidariedade à família do ex-presidente, a todos os que lhe são próximos, mas também a todos os chilenos. Sebastián Piñera foi presidente do Chile em duas ocasiões. Como resultado, receberá todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece. O presidente Piñera nos governou e assim o lembraremos", completou Tohá.

Quem era Sebastián Piñera?

Piñera foi presidente do Chile entre 2010 e 2014, e, posteriormente, entre 2018 e 2022. Carregava o título de primeiro representante da direita a assumir o Executivo desde 1958. Aos 74 anos, o ex-presidente figurava na lista de mais ricos do Chile, com fortuna estimada em US$ 2 bilhões, segundo a Forbes.

Além da política, teve uma carreira de empresário de sucesso. Piñera começou no ramo dos negócios em 1978, fazendo representação de cartões de crédito. Depois, se tornou acionista de grandes companhias. E, em 2005, comprou o canal de TV Chilevisión - posteriormente vendido para o grupo Time-Warner.

Sua primeira administração enfatizou a gestão e a reconstrução do país, após o terremoto que devastou parte do Chile em 2010, e teve medidas consideradas pró-mercado. Sob seu comando, o país teve um crescimento de 5% do PIB (Produto Interno Bruto). Também em seu primeiro governo que o movimento estudantil chileno levou mais de 200 mil pessoas às ruas do país em protestos pedindo a reforma do sistema educacional.

Comentários
Assista ao vídeo