Informes - GERAIS

Volta às aulas: dicas para organizar seus materiais de maneira eficiente

5 de Fevereiro de 2024

Veja como deixar seus materiais em ordem e brilhar no retorno às aulas, tudo para conquistar o semestre com muito estilo e eficiência

O mês de fevereiro é marcado pela volta às aulas e, não importa se você está no colégio ou na faculdade, uma preocupação é certa: a organização dos materiais. O ideal é que isso seja feito com alguns dias de antecedência, para que você saiba onde encontrar tudo e se prepare para imprevistos. Confira as dicas:

Veja o que pode reutilizar

Com exceção das crianças que estão indo pela primeira vez para a escola, sempre existem materiais do ano anterior que continuam bons. Portanto, analise o que sobrou e separe o que pode ser útil para o novo período de aulas. O estojo escolar, por exemplo, quando em bom estado, acompanha o aluno por mais de uma etapa.

Crianças menores precisam de cadernos novos, porém, para os mais velhos, vale comprar apenas as folhas do fichário. Lápis de cor, se ainda estiverem bons, podem acompanhar o estudante por mais um ano, assim como canetas, marca-texto e canetinhas.

Guarde junto o que comprar

Conforme comprar os novos materiais, escolha um local para guardá-los todos juntos. Se possível, pode deixar ao lado do que decidiu reutilizar do ano anterior. Dessa forma, você sabe onde encontrar o que precisa.

Essa dica também ajuda a perceber se não está comprando itens em excesso ou repetindo algo que já tem em casa. Assim, deixar tudo espalhado pode possibilitar o grande risco de, alguns meses depois, você descobrir materiais que não precisavam ser adquiridos.

Liste tudo que é primordial

Para as crianças, a escola ainda envia a lista de material escolar e essa tarefa se torna mais fácil. Você sabe que o pequeno não vai levar tudo o que foi comprado todos os dias, assim, é necessário selecionar o que é primordial e que precisa estar visível.

No caso dos adultos, você não tem uma primeira lista, mas pode anotar aquilo que precisa ir com você para a faculdade. Caderno, estojo com canetas, lápis ou lapiseira, borracha, são alguns exemplos. Quem carrega os livros didáticos pode usar um planner para saber o dia de levar cada um.

Coloque etiquetas nos materiais dos pequenos

Uma situação bastante vivida pelas crianças é perder parte do material escolar ao longo do ano, ainda mais os itens pequenos. Os pais conseguem evitar a situação com uma estratégia simples: etiquetando todos os materiais para ser mais fácil identificá-los.

Hoje existem etiquetas diferentes, com personagens de desenhos animados queridos pelos pequenos. Aproveite para etiquetar cadernos e livros, provavelmente uma exigência da escola, mas não ignore lápis, canetinhas, canetas, lápis de cor e borrachas.

Tenha um local próprio para guardar tudo

Com as aulas já iniciadas, os materiais vão e voltam da escola ou faculdade. Por isso, você precisa organizar o que fica na mochila e o que retorna para a prateleira em casa. Pense em um espaço próprio para estudo, montado tanto para crianças quanto para adultos.

Por perto, instale prateleiras e aproveite para guardar ali os livros didáticos, cadernos e até outros materiais como papel crepom, lápis de cor, cola e canetinha. Vale até separar um lado apenas com os itens que já estão em uso e outro para os materiais que não foram levados para as aulas ou são de reposição.

Planeje sua rotina

Antes mesmo de começar as aulas, é válido pensar no planejamento da rotina de estudos. Para os menores, essa responsabilidade será dos pais e eles logo terão acesso ao que será estudado de segunda a sexta. Com os adultos, isso fica mais fácil, já que a faculdade libera a grade antes das aulas iniciarem.

Entendendo essa rotina, organize os materiais por dia da semana. Por exemplo, o pequeno tem aula de artes nas quartas? Então, deixe os itens juntos e um lembrete de que aquilo precisa ser colocado na mala na terça à noite.

Foto: Pexels/ Divulgação

Comentários
Assista ao vídeo