A cidade terá 479 blocos de rua; confira os principais e em quais regiões eles estarão
Foto: MesquitaFMS l iStock |
O Carnaval de 2024 está mais próximo do que nunca, e, com ele, os preparativos para cair na folia de uma das principais celebrações culturais do Brasil.
Para os foliões que vão curtir os dias nos tradicionais trios elétricos dos blocos de ruas, preparem-se para um Carnaval repleto de opções, pois, segundo a Prefeitura de SP, 479 blocos irão festejar acompanhados de cerca de 15 milhões de pessoas, conforme estimativas.
De acordo com a Agência Conversion, durante 14 dias de fevereiro, 34 bairros da capital paulista receberão bloquinhos.
No pré-Carnaval (3 e 4 de fevereiro), serão 186 blocos. Já no Carnaval oficial, entre 10 e 13 de fevereiro, teremos 208 desfiles. Por fim, o pós-Carnaval (17 e 18 de fevereiro) contará com 121 blocos de encerramento. O sábado (3) terá 100 bloquinhos e é o dia com a maior quantidade.
Ainda segundo o estudo, os bairros que terão o maior número de festejos são: Sé (124 blocos); Pinheiros (65); Lapa (52); Vila Mariana (38); e Butantã (24).
Confira alguns dos principais bloquinhos conforme a região da cidade de São Paulo!
Blocos na Zona Oeste
Segundo a Agência Conversion, a região que mais terá desfiles de blocos de rua é a Zona Oeste, com 153 blocos. Dentre eles, podemos destacar:
Blocos no Centro
A Conversion constatou que a região central terá 143 blocos. Alguns deles são:
Blocos na Zona Sul
A Conversion apurou que teremos 101 blocos ao sul de São Paulo, como:
Blocos na Zona Leste
Teremos cerca de 64 blocos na ZL:
Blocos na Zona Norte
Apesar de ser o berço das escolas de samba tradicionais da cidade, a Zona Norte é a que possui a menor quantidade de bloquinhos na cidade.
Por fim, teremos 54 blocos na ZN:
Segundo a Prefeitura, foram investidos cerca de R$ 26,6 milhões pela patrocinadora que ganhou a licitação deste ano.
Os bloquinhos vão receber milhares de pessoas em seus 14 dias de festa. Segundo o Climatempo, as temperaturas podem chegar a 31ºC, com a possibilidade de chuvas em alguns pontos da cidade.
Para aproveitar com segurança, está sendo desenvolvida uma operação para oferecer a melhor estrutura de shows, limpeza e saúde pública, para que os foliões se sintam seguros e tenham o auxílio de uma equipe médica e de enfermagem, caso alguém precise de atendimento.
O Carnaval também se revela um impulsionador econômico. Em uma ação dedicada à geração de empregos, a Prefeitura de São Paulo abriu mais de mil vagas em diversos setores para atender à demanda gerada pelos blocos.
Essas oportunidades temporárias visam fortalecer a organização e contribuir significativamente para a dinamização do mercado de trabalho nas regiões administrativas da cidade.