Na última quinta-feira, dia 25 de janeiro, desembarcou no Brasil a comitiva da Voice for Prisoners, liderada pelo Padre John Wotherspoon, CEO da organização sediada em Hong Kong. A visita tem como principal objetivo encontrar-se com familiares de brasileiros presos em Hong Kong por crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas, além de promover agendas com autoridades governamentais e ONGs locais. A estadia da comitiva no Brasil se estende até o dia 31 de janeiro.
Foto: Divulgação |
A Voice for Prisoners é uma ONG que atua em Hong Kong e em outros países, trabalhando para auxiliar prisioneiros, sensibilizar sobre as duras penas aplicadas aos traficantes e promover a conscientização sobre os riscos associados ao tráfico de drogas. A campanha "No More Mules" (Não Mais Mulas) é uma iniciativa da organização que busca alertar pessoas vulneráveis sobre os perigos de serem recrutadas como "mulas" no transporte de entorpecentes para Hong Kong.
Hong Kong abriga atualmente 27 brasileiros presos por crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas. A Voice for Prisoners destaca que, em 2023, 13 brasileiros foram presos e aguardam julgamento, enquanto 14 já foram sentenciados, com penas que variam de 11 a 20 anos de encarceramento. A pena para o tráfico em Hong Kong é severa, com a possibilidade de prisão perpétua e multas substanciais, dependendo do tipo e quantidade de droga apreendida.
A campanha "No Más Mulas", iniciada em 2013, tem como objetivo alertar potenciais recrutas sobre os riscos envolvidos no transporte de drogas para Hong Kong. A participação na campanha pode resultar em uma pequena redução na sentença dos presos.
Durante a coletiva de imprensa realizada no dia 30 de janeiro, o Padre Wotherspoon destacou a importância das missões socioeducativas para prevenir novos casos de brasileiros envolvidos no tráfico internacional de drogas. Ele ressaltou que a luta contra essa prática é constante, e a organização tem obtido resultados positivos em seus esforços.
Além do Brasil, a comitiva da Voice for Prisoners seguirá para outros países da América Latina, África, e Ásia, como parte de sua missão global contra o tráfico de drogas. A organização busca não apenas ajudar prisioneiros, mas também aumentar a conscientização sobre as consequências do tráfico de drogas e promover a reforma legal e penal para melhorar a reabilitação dos reclusos.
Mais informações sobre a Voice For Prisoners: Comunica Hub
Marcia Leite (11) 9-4334 3017 marcia@comunicahub.com.br
Luciana Gonçalves Frei (11) 9-5134 9665 – luciana.frei@comunicahub.com.br