Especialista une essas duas áreas distintas em prol de um atendimento mais completo ao paciente
Foto: Divulgação |
A odontologia contemporânea tem incorporado novas tecnologias e abordagens, visando aprimorar procedimentos e trazer mais benefícios aos pacientes. Dentro desse contexto de inovação, uma vertente que vem ganhando espaço é a utilização de conceitos da psicanálise integrados ao atendimento odontológico.
Essa integração permite entender com mais profundidade questões emocionais e inconscientes que influenciam a saúde bucal e a experiência do paciente no consultório. O objetivo é oferecer um tratamento mais humanizado e completo.
Pioneiro no uso da psicanálise em sua prática odontológica, o Dr. Fábio Audi tem se dedicado a unir e explorar o potencial dessa junção. Cirurgião-dentista e psicanalista, ele atua em Atibaia, interior de São Paulo.
Com 30 anos de profissão, Dr. Audi percebeu que a psicanálise poderia trazer mais humanização ao revelar “segredos inconscientes” por trás de problemas bucais.
“As emoções que passam pela boca, a relação dentista-paciente, a importância de adquirir conhecimento para obter sucesso na profissão, tudo isso pode ser melhor explorado sob a ótica da psicanálise”, explica.
De acordo com o dentista, que se considera um profissional inovador, a odontologia muitas vezes ainda mantém o foco excessivo em aspectos técnicos e físicos. Deixa de lado, portanto, outros fatores que influenciam a saúde bucal e a experiência do paciente no consultório odontológico.
“Ao compreender os medos, traumas e questões psicológicas por trás de problemas como bruxismo, cáries e outros, podemos oferecer um tratamento mais completo e efetivo. Além de estabelecer um vínculo maior de confiança com cada paciente”, analisa Dr. Audi.
Na relação dentista e paciente com autismo, é muito importante preparar a psique do dentista para auxiliá-lo na interação com o universo diversificado do autismo, facilitando a formação de vínculo, para que o tratamento dentário seja satisfatório.
Diferenciais do trabalho inovador
Dr. Audi se destaca por ser um dos poucos profissionais no mundo a unir odontologia e psicanálise de forma tão integrada. Ele desenvolveu uma abordagem que aplica em seu consultório e difunde por meio de cursos e palestras.
O dentista já realizou apresentações sobre o tema em instituições de renome como a UNESP e USP. Atualmente, está escrevendo um livro que se aprofunda nessa visão humanizada da odontologia.
A obra se chamará “O dentista do Dr. Freud” e tem previsão de lançamento em breve. Será mais um marco na trajetória de inovação de Dr. Audi, dando amplitude ao seu trabalho.
Foto: Divulgação |
Abordagem integrada e holística
A visão integrada que une odontologia e psicanálise busca, nas palavras de Dr. Audi, revelar “segredos inconscientes” por trás de questões bucais. O objetivo é aprimorar a experiência de pacientes e profissionais da área.
Essa abordagem inovadora entende que a odontologia pode ir além de procedimentos técnicos. Também é possível incorporar cada vez mais um olhar humanizado, acolhimento e compreensão profunda dos pacientes.
O trabalho de Dr. Audi mostra, portanto, que essas áreas distintas podem e devem se unir para o benefício dos pacientes. Sua experiência é inspiradora para outros dentistas que desejam trazer mais humanização e completude ao seu atendimento.
Saiba mais sobre esse trabalho inovador através das redes sociais:
E-mail: audicare.dr@gmail.com
Site: https://www.audicaredental.com/
Instagram @audicaredental e @dentistadofreud