Single já está disponível nas plataformas de streaming, via ONErpm
O Samba da Volta já se apresentou para mais 120 mil pessoas e se tornou a roda de samba de maior evidência no cenário musical carioca na atualidade. Após o sucesso do primeiro single, que é autointitulado, os bambas da Rua da Constituição lançaram em todas as plataformas de streaming, via ONErpm, nesta sexta-feira – 15 de dezembro – a faixa “Maria, Cadê Teresa?” primeiro single do álbum que chegará em 2024.
A música é um samba de roda daqueles que grudam na cabeça. Já conhecida e muito cantada nos eventos do grupo, e com direito a passinho criado pelo percussionista Eryck Quirino, a faixa conta a história de duas irmãs que vivem “no sereno”, ou seja, na rua e na farra. “Essa música começou no refrão. Um dia, numa roda, pedi o tom e me veio a frase ‘Maria, cadê Teresa?’ na cabeça. Ficamos nesse batuque, compartilhei com os amigos da roda e depois sentamos para complementar a letra”, comenta Artur Jr., um dos compositores. Hudson Santana, Juliana Joannou, Lucas Cardoso e Osmar Fernandes complementam os nomes que compuseram a faixa.
“Maria, Cadê Teresa?” ganha também clipe, dirigido por Luciano Xavier e André Rodrigues, e roteiro e criação de Juliana Joannou. Na história, as também irmãs Grace e Margareth Russel, mãe e tia de Eryck Quirino, interpretam as duas meninas faceiras da música. Já Claudia Santana, mãe de Hudson Santana, também músico da roda, é a mãe das irmãs que somem por aí atrás de um reboliço. O vídeo foi filmado em Deodoro, subúrbio do Rio de Janeiro.
Com produção musical de Vitor de Souza, que já realizou trabalhos com Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Marina Íris e Renato da Rocinha, Maria Cadê Teresa? traz todos os indicativos que será uma das faixas mais tocadas no verão carioca.
O Samba da Volta surgiu de uma reunião de amigos apaixonados pelo samba. Começou na Rua do Ouvidor, em 2021, e desde março de 2022 é residente no Espaço Luís Gama, na Rua da Constituição. O evento acontece aos domingos, a cada 3 semanas, e algumas edições se desdobram no Samba da Volta Festeja, onde a roda recebe e homenageia um grande nome do samba. Sombra, Serginho Meriti, Marquinho PQD e Nelson Rufino, já foram os convidados celebrados em edições especiais anteriores.
O grupo é composto por Artur Jr. (voz e tantã), CH (voz e tamborim), Eryck Quirino (voz, surdo, cuíca, repique de anel), Hudson Santana (voz, repique de mão, caixa), Igor Trindade (voz e banjo), Lucas Cardoso (voz e violão 7 cordas), Osmar Fernandes (voz e cavaco) e Thay Carvalho (voz, pandeiro e conga). Todos têm o Grupo Fundo de Quintal como referência principal tanto nas inspirações sonoras quanto na prestação de respeito e prioridade ao maior gênero musical brasileiro. Durante as rodas, além do Fundo de Quintal, são entoadas canções de compositores como Roberto Ribeiro, Jovelina, Arlindo Cruz, Jorge Aragão e demais artistas oriundos do movimento do Cacique de Ramos.
Maria, Cadê Teresa?
José Artur Júnior/Hudson Santana de Andrade Freitas/Juliana Pinto Joannou/Lucas da Silva Cardoso/Osmar Fernandes Firmino Carpintier
Maria saiu com Teresa pra feira
Era sexta-feira era quase meio-dia
Só voltou Maria, cadê a Teresa?
Perguntei Maria, Maria só ria.
No dia seguinte apareceu Teresa
Corri pra Maria pra dar a notícia
Maria não tava, mas tinha um bilhete.
Comadre, adivinha o que nele dizia…
Maria, cadê Teresa?
Teresa, cadê Maria?
Maria, cadê Teresa?
Teresa, cadê Maria?
Ô Sinhoôôô…
Depois do sumiço, pintou reboliço
Maria que era menina faceira
Mamãe encrenqueira, cria do Muquiço
Buscou de Xerém até Madureira
Todo mundo sabe que a é o bicho
Duas Rosalinas, vivem de sereno
Na segunda-feira apareceu Maria
Mas na terça-feira, já sabe, vai vendo…
Maria, cadê Teresa?
Teresa, cadê Maria?
Maria, cadê Teresa?
Teresa, cadê Maria?
Ô Sinhoôôô…