Informes - GERAIS

Guiando a conversa: estratégias para lidar gentilmente com pessoas prolixa

7 de Dezembro de 2023

Especialista em Comunicação e Oratória, Fernanda de Morais orienta sobre como conduzir conversas produtivas com pessoas prolixas

No universo da comunicação, frequentemente nos deparamos com indivíduos prolixos, e lidar com eles pode ser um desafio. No entanto, existem estratégias que podem transformar essas interações em experiências mais eficientes e agradáveis.

De acordo com Fernanda de Morais,  Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, originado do latim, "prolixus" significa "estendido". “O prolixo é aquele que inunda suas falas com um excesso de palavras, correndo o risco de tornar a mensagem tediosa e dispersiva”.

Manter a paciência ao lidar com pessoas prolixas é, segundo Fernanda, um gesto de respeito, especialmente ao considerar o contexto da conversa. “Enquanto detalhes enriquecem bate-papos informais, no ambiente profissional, a moderação é essencial para evitar tornar-se cansativo e prejudicar a impressão causada”, explica.

Para tornar a conversa com uma pessoa prolixa produtiva, a dica da especialista é sinalizar que você compreendeu a mensagem. “Uma forma de mostrar que entendeu é através de paráfrases, que resumem as mensagens recebidas. Além de demonstrar entendimento, também direciona a conversa para um caminho mais objetivo”.

Como identificar uma conversa prolixa?

- Repetição excessiva das mesmas informações em diferentes formas.

- Frases longas e complexas que podem confundir o interlocutor.

- Detalhes irrelevantes para o ouvinte.

- Perda de foco, introduzindo tópicos não relacionados com o assunto.

- Excesso de exemplos, buscando ilustrar tudo o que fala.

- Duração prolongada da conversa.

- Monólogo, onde somente uma pessoa fala e não dá a oportunidade do outro interagir.

Fernanda de Morais

Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras

Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória

Instagram: @fe.demorais

Comentários
Assista ao vídeo