Informes - GERAIS

Empreendedorismo científico traz avanço revolucionário para a indústria

30 de Novembro de 2023

Dr. Luiz Fernando Mendes supera desafios e cria marca inovadora que impactará o mercado

Foto: Divulgação

Nascido em um ambiente humilde, Dr. Luiz Fernando Mendes sempre alimentou uma curiosidade insaciável pelo mundo da ciência. Sua determinação e amor pelo conhecimento foram sua força motriz para superar os desafios impostos pela falta de recursos e pela distância geográfica em seu período escolar. Caminhar por até 16 km entre a zona rural e a cidade mais próxima não o impediu de perseguir seus sonhos acadêmicos em Jacarezinho, Paraná. Trabalhar como ajudante geral, por exemplo, cortador de cana-de-açúcar, nos sítios ao redor foi uma maneira de se sustentar nessa jornada de aprendizado.

Após anos de dedicação aos estudos, Dr. Luiz Fernando Mendes obteve seu título de doutor em Ciências pela renomada Universidade de São Paulo, em 2010, onde se destacou como um acadêmico exemplar e promissor. Seus esforços foram coroados em 2010, quando recebeu o prêmio de melhor tese do Brasil, na área de química. Atualmente, ele é reconhecido internacionalmente como um dos profissionais mais influentes em sua área de atuação. Sua paixão pelas ciências e visão empreendedora o levaram a inovar e desenvolver soluções que impactam a vida das pessoas.

Em 2020, Dr. Luiz Fernando Mendes fundou a empresa Prosumer Brasil e, em 2023, criou a marca OroFlash. A marca combina os termos "Oro", referente à formulação do "Orodispersível", um comprimido sólido que se desintegra na língua, dispensando o uso de água em sua administração, e "Flash", que remete à liberação do ativo funcional em segundos.

Essa revolucionária formulação oral foi desenvolvida ao longo de anos de pesquisa em parceria com a Universidade de São Paulo. A formulação permite a administração de ativos nutricionais, como exemplo, o ferro de ultra absorção sem efeitos colaterais, e até mesmo candidatos a fármacos, representando um avanço científico de grande importância no Brasil e com potencial para impactar globalmente.

A proposta da marca OroFlash surgiu a partir de estudos com pessoas que encontram dificuldades para ingerir suplementos e medicamentos em forma de cápsulas e comprimidos. Desde crianças e idosos até aqueles com disfagia (dificuldade de engolir), diversas pessoas enfrentam obstáculos na ingestão desses formatos comuns. Estima-se que uma em cada 25 pessoas terá alguma alteração na função de deglutição ao longo da vida, sendo crianças e idosos os mais afetados. Além disso, a disfagia pode ter graves consequências como desnutrição, engasgos frequentes, pneumonias aspirativas e até mesmo a morte.

OroFlash se destaca por evitar riscos de engasgo e sufocamento, sendo ainda amplamente aceito por pessoas com necessidades especiais, pacientes psiquiátricos, pessoas com incapacidades e pacientes hospitalizados, entre outros. Além disso, apresenta vantagens como praticidade no transporte, sabor agradável, dispensa a necessidade de ingerir água, não necessita de mastigação ou engolimento, tem um tempo de desintegração que atende aos padrões nacionais e internacionais, não irrita a mucosa oral, tem liberação rápida dos ativos entre a boca, esôfago e estômago, melhora a sensação bucal e o hálito, é livre de açúcar e corantes artificiais, além de ter alta estabilidade comparado às versões líquidas.

Segundo o Dr. Luiz Fernando Mendes, o nome OroFlash transmite a ideia de praticidade e eficácia, destacando-se pela forma de administração oral. Ele afirma que "uma marca com uma ampla gama de benefícios pode ser apreciada tanto por pessoas com dificuldades de deglutição, quanto por aquelas que buscam uma solução diária prática como alternativa às cápsulas e comprimidos tradicionais". O lançamento do OroFlash está previsto para 2024, com a promessa de romper as barreiras de um mercado dominado por cápsulas e comprimidos convencionais.

O legado da marca OroFlash, fruto da Prosumer Brasil, prova que independente da origem, com paixão, comprometimento e conhecimento é possível alcançar grandes conquistas e deixar um impacto positivo na sociedade. O Dr. Luiz Fernando Mendes conclui dizendo que "os limites estão apenas em nossas mentes ou na falta de fé em Deus". Por meio da Prosumer, ele está inovando na criação de formulações, processos e marcas que causarão um impacto global, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde e do bem-estar. Com determinação e visão empreendedora, a Prosumer continua em sua missão de buscar constantemente maneiras de aprimorar a vida das pessoas e fazer contribuições positivas para o avanço científico e tecnológico em escala global.

Comentários
Assista ao vídeo