Informes - GERAIS

Felipe Guimarães Oliveira, executivo de Tecnologia e Inovação, recebe o prêmio Gold Star Dubai

30 de Novembro de 2023

Homenagem reconhece as contribuições do profissional para a transformação digital em diversas empresas

Foto: Divulgação

O Prêmio Gold Star Dubai, que reconheceu as personalidades mais destacadas no ano de 2023, teve como um dos destaques o executivo Felipe Guimarães Oliveira, homenageado na categoria "Inovação". A cerimônia do prêmio, realizada a bordo do navio MSC Opera nas águas dos Emirados Árabes Unidos, contou com a presença de renomadas celebridades e empresários de diversas áreas.

Ao receber o prestigioso Gold Star Dubai, Felipe expressou seu orgulho por ser reconhecido internacionalmente e dedicou o prêmio à sua esposa, Mariela, e ao filho, Lorenzo, destacando a importância do apoio familiar em sua jornada. Sobre o processo de inovação, ele comentou: "São várias tentativas, avaliações e esforços para viabilizar projetos, e eventualmente, algum deles se concretiza. O reconhecimento é valioso pelo esforço para que os projetos saiam do papel."

Foto: Divulgação

Um dos projetos inovadores liderados por Felipe é a criação de uma solução para socorristas atuando em resgates de acidentes em estradas. Utilizando óculos de realidade assistida, os profissionais têm acesso a videoconferências em tempo real com médicos enquanto prestam os primeiros socorros. Essa abordagem, além de aumentar a eficiência, permite que especialistas guiem o atendimento, melhorando as chances de salvar vidas. Os registros em vídeo, que ficam gravados, contribuem não apenas para o tratamento do paciente, mas também para aprimorar os protocolos de resgate.

Paralelamente, Felipe lidera iniciativas inovadoras na integração da Inteligência Artificial e do metaverso nas empresas. Projetos como o "Digital Twin" transformam fisicamente uma fábrica em uma versão virtual, possibilitando simulações detalhadas, treinamentos e análises de riscos. Em relação a isso, ele destaca: "Ao longo do último ano, realizamos sete eventos sobre metaverso, destacando a importância dessas tecnologias nas indústrias modernas."

Já no âmbito da empresa Telesul onde trabalha, Felipe desempenha papéis-chave como Head das áreas de Consultoria e Inovação, além de comandar o comitê de governança, contribuindo significativamente para o sólido crescimento da empresa.

O executivo também é sócio da QuanThor, uma consultoria de processos que utiliza inteligência artificial para otimizar workflows empresariais. “Eu trago de volta a paixão do negócio ao olhar do dono”, afirma ele. “A diferença crucial se manifesta quando há paixão pelo negócio, independentemente de sua situação atual. O olhar do dono, sem essa paixão, torna o avanço mais difícil ou menos eficaz”.

Para além de suas funções empresariais, o executivo também é investidor em startups e membro da Academia Brasileira de Estudos Estratégicos (ABRAEE), onde contribui para análises de contexto e cenários estratégicos. Seus planos para o próximo ano incluem o lançamento do livro "Gestão no Século XXII", uma obra que oferecerá uma perspectiva prospectiva sobre a evolução da gestão empresarial nas próximas décadas, abordando os pilares de pessoas, processos e tecnologia.

Comentários
Assista ao vídeo