Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Zacarias Pagnanelli entrevista a Promotora Dra. Luciana de Freitas

29 de Novembro de 2023

O apresentador e CEO do Portal Cartão de Visita News, Zacarias, Pagnanelli, entrevistou a Dra. Luciana de Freitas - Promotora de Justiça, Membra Auxiliar do CNMP -  Conselho Nacional do Ministério Público.

Dra. Luciana Fernandes de Freitas é Co-autora da obra Vade Mecum “Autismo – Legislação e Jurisprudência” (Transtorno do Espectro Autista), ao lado dos colegas Renato Borelli e Tatiana Takeda.

Durante a entrevista, eles conversaram sobre a obra o "Autismo (Transtorno do Espectro Autista) – Legislação e Jurisprudência". O livro, segundo a promotora, surge com o objetivo principal de levar a informação sobre direitos da pessoa com TEA de forma simples e prática, a fim de promover a economia de tempo e o acesso ao conteúdo, auxiliando o leitor em suas pesquisas sobre esse tema que vem alcançando cada vez mais interessados e que abarca não só as pessoas autistas, mas também todos aqueles que se envolvem com eles.

"Na defesa dos Direitos da Pessoa com TEA, esta obra traz, juntamente com o desejo de contribuir com os leitores, o destaque à importância da discussão sobre a inclusão, revelando o quanto o Direito vem se moldando às questões ligadas à diversidade. A cada ano, novas publicações de entidades internacionais mostram que o número de pessoas autistas aumenta, e, bem assim, há um crescimento nas demandas que dizem respeito a esse público. Cientes da relevância do assunto e imbuídos do desejo de disseminar o conhecimento, oferecemos o resultado da seleção de normas e julgados às pessoas que buscam informações para aquilatar suas ciências acerca dos direitos da pessoa com TEA", explica sobre a sinopse.

A Promotora é Membra do Grupo de Trabalho Educação Inclusiva do CNMP;

Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Pessoa com Deficiência (2019 – 2021); 

Especialista em Segurança Pública – UnB; 

Especialista em Direito Penal Econômico – Universidade de Coimbra (PT); 

Master em Direito pela Universidade de Valência (ES); 

Ex advogada da Eletronorte (2008-2009); 

Ex Analista Processual do Ministério Público da União – (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e Vice Procuradoria Geral Eleitoral) (2009-2013);

Ex Professora universitária (Uniprojeção/Brasília e FADAF/MT);

Professora de cursos jurídicos (FESMPDFT e Legale Educacional); 

Autora de artigos jurídicos (dentre eles: ‘As técnicas de Investigação previstas na Lei de Organização Criminosa para apuração dos crimes Eleitorais” na coletânea Ministério Público Estratégico, publicado pela editora Foco; “A denúncia nos crimes ambientais após a superação da teoria da dupla imputação na responsabilidade penal da pessoa jurídica”, publicado pela editora JHMIZUNO; “As penas no Direito Penal Econômico: um discurso punitivo para legitimar o Direito Penal Igual e justo” publicado pela editora QuartierLatin);

Coordenadora do livro “Direito e Ministério Público em Diálogo”, publicado pela MaxLimonad, 2018;

Autora do livro “Direito Eleitoral”, Coleção Método Essencial, publicado pela editora Método, 2021;

Idealizadora do projeto “Onde há educação, a corrupção não tem vez”, premiado pelo CNMP e FIESP.

Currículo Lattes completo:  https://lattes.cnpq.br/4825025804534819

____________

Comentários
Assista ao vídeo