Informes - GERAIS

Dr. Lucas Faria explica como a terapia hormonal melhora a qualidade de vida

28 de Novembro de 2023

O médico detalha como o tratamento pode ajudar no desempenho em atividades diárias, no aumento da libido e até em aspectos estéticos.

Dr. Lucas Faria explica como a terapia hormonal melhora a qualidade de vida | Foto: Divulgação

Com o avanço da idade, é muito comum que homens e mulheres comecem a sofrer com uma série de problemas ocasionados pelo desequilíbrio nos níveis de hormônios. No entanto, boa parte desses sintomas pode ser tratada ou até eliminada por meio da terapia hormonal, campo da medicina que estuda as melhores maneiras de repor hormônios em diferentes casos.

O Dr. Lucas Faria, referência em emagrecimento e longevidade saudável, explica que o objetivo desse tipo de terapia é restaurar os níveis adequados de hormônios, considerando a idade e o gênero de cada pessoa. A terapia hormonal é indicada, por exemplo, para homens com deficiência de testosterona e mulheres que estão passando ou estão prestes a passar pela menopausa. Além disso, condições como endometriose, miomas com sangramento aumentado e sintomas acentuados de TPM também podem ser tratadas com essa abordagem.

Dr. Lucas enfatiza que a terapia hormonal tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida em vários casos, já que a falta de determinadas substâncias pode levar a uma série de sintomas incômodos. Entre os benefícios da terapia hormonal estão o aumento notável nos níveis de energia, disposição e libido, bem como a aceleração do metabolismo, da construção de massa muscular e da queima de gordura

Nos últimos anos, terapias hormonais têm se tornado cada vez mais convenientes para o paciente. Dr. Lucas ressalta que a opção mais prática, atualmente, é o uso de implantes hormonais. Colocados sob a pele na região da nádega, esses implantes liberam gradualmente hormônios na corrente sanguínea, ao longo de aproximadamente seis meses. “O paciente não precisa ficar tomando remédios frequentemente. Assim, não há o problema de esquecer uma dose, e os níveis hormonais são restaurados com segurança e eficácia”, pontua o médico. Além dos implantes, outras formas de reposição incluem o uso de gel, comprimidos e injeções.

Todo o processo de terapia hormonal, no entanto, deve ser rigorosamente acompanhado por um médico. Dr. Lucas alerta que o uso não clínico de hormônios para fins estéticos, em ambientes como farmácias e academias, é proibido e perigoso para a saúde. “A terapia traz vários benefícios quando bem ajustada, porém pode trazer muitos problemas se for feita de forma inadequada”, explica. Em suma, de acordo com o nutrólogo, o cuidado responsável na abordagem terapêutica é fundamental para garantir benefícios sem trazer riscos.

Dr. Lucas Faria – Emagrecimento e Longevidade Saudável | @drlucasfariadeoliveira

Comentários
Assista ao vídeo