Graciosas, versáteis e resistentes, cultivar mini suculentas em casa é uma maneira de ter um jardim bonito e diferente em várias estações do ano.
Usado bastante em decoração, as minis suculentas caíram no gosto popular dos brasileiros amantes de plantas e uma ótima opção de cultivo para quem tem pouco espaço.
Em vasos de barro, taças de vidro, rolhas e até cascas de ovos. Mini suculentas estão se tornando cada vez mais populares, seja em casa, no cantinho do trabalho ou como lembrancinha. Todo esse sucesso se deve a fatores que vão muito além de sua beleza e versatilidade: não exigem muitos cuidados e podem sobreviver tanto em ambientes internos quanto externos.
O segredo para que a suculenta fique no tamanho miniatura é plantá-la em um recipiente pequeno, quem escolhe o tamanho deste recipiente é você, se vai plantar a partir da semente ou de uma folha da planta. Se você prefere plantar a partir da muda, escolha um vaso ou potinho do tamanho da muda.
Se o vaso não for de barro ou não tiver drenagem, você mesmo pode fazer isso na hora de preparar o solo para as suculentas. Siga este procedimento proporcionalmente ao tamanho do recipiente que você escolher para cultivar a mini suculentas.
Sempre use uma proporção de uma parte de solo, outra parte de areia e outra parte de seixos. Misture tudo, separe pequenas porções e distribua esse substrato pelos vasos ou potes onde você escolheu cultivar a mini suculentas.
Peneire a porção da mistura de substrato reservada, isso criará um solo mais fino que pode ser usado para cobrir sementes ou folhas sem impedir a germinação.
Após preparar o solo, coloque as sementes ou folhas no solo (as folhas para germinar devem estar em perfeito estado, escolha as mais bonitas) e cubra com uma camada de terra fina.
Regue com conta-gotas no primeiro dia e faça isso toda semana. Escolha um local claro e arejado para colocar a panela. Se você optar por cultivar mini suculentas a partir de sementes, elas naturalmente levarão mais tempo para se desenvolver.
Foto: Pexels/ Divulgação