Cultura - Música

Alessandro Machado apresenta show ‘Abraço’ no Festival Potências Pretas

28 de Novembro de 2023

Show acontece no dia 25 de novembro (sábado), às 15h, na Biblioteca Sinhá Junqueira. Entrada é aberta e gratuita

Começou na última terça-feira (21) a 2ª edição do “Festival Potências Pretas”, na Biblioteca Sinhá Junqueira, de Ribeirão Preto (SP), que fica na Rua Duque de Caxias, 547, centro. A entrada é aberta e gratuita. A programação vai até o próximo sábado (25) e reúne artistas que são ícones da música e da cultura preta local e nacional.

O cantor, compositor e violonista Alessandro Machado é uma das atrações do festival e apresenta no dia 25 de novembro (sábado), às 15h, o show “Abraço” - com canções autorais compostas ao longo de sua carreira, além de releituras de sucessos de grandes artistas brasileiros.

A proposta do músico com essa produção é fazer uma breve viagem pelo processo e pela história das suas composições autorais.  No repertório, destaca canções próprias como “Caridade”, “Abrigo”, “Emoção” e “Abraço”, que dá nome ao show. “Essa última música está associada à minha relação com a família e ao meu apreço pela troca de energia dentro de um abraço. A mesma troca que sinto quando estou diante da plateia”, comenta. A canção, que foi feita durante a pandemia da Covid 19, é praticamente um manifesto de amor ao mundo -  já foi destaque do Quintal/Sesc e pode ser acessada pelo canal YouTube https://youtu.be/bStu8Rz6Mu8?si=xoKJWu16Hm_qIYTk. Parte das influências musicais do compositor estarão no show, que ele nomeia como Ivan Lins, Djavan, Jackson do Pandeiro, Jorge Vercilho, Dorival Caymmi, entre outros.

Para Ale Machado, a música preta é uma potência da cultura brasileira capaz de unir as pessoas. “Fiquei muito feliz em ser selecionado para o ‘Festival Potências Pretas’. Essa participação me faz refletir sobre o meu lugar como artista. Sinto que posso lutar pela união e plantar uma semente nos corações com a minha mensagem através da música”. Machado destaca que, muito da sua inspiração vem da força de sua ancestralidade – tanto do que absorve da família que mantém a veia musical por diferentes gerações e da relação com pessoas próximas. “Hoje, gosto do lugar onde estou, apenas luto para ser um artista igual e me reabasteço com a energia que vem dos fãs e amigos”.

No show “Abraço”, Alessandro Machado assume o violão e voz e, ao lado dele, se apresentam os músicos Eder Bortolato (contrabaixo), Leandro Cunha (teclado), Inácio Koser (bateria) e a participação especial de Vinícius Preto.

Destaques da Programação

O festival tem início nesta terça-feira (21), às 19h, com um bate-papo com Cidinha da Silva (MG), escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro.  É autora dos premiados “Um Exu em Nova York” e “O mar de Manu”, o mais recente “Tecnologias ancestrais de produção de infinitos”, entre outros. Nos dias 22, 23 e 24 de novembro acontece a Oficina de discotecagem com DJ Spin, a partir das 19h. Também estão na agenda cultural o Festival de curtas Cine Zumbido - Anderson LadoBeco; lançamentos de livros, bate-papos, encontros e mais shows como “Vinicius Preto convida Black$tar e Bubba Mc”, “Fernanda Marx canta Alcione”. O encerramento será no sábado (25), às 20h30 com Black Soul Power (ver programação completa no Serviço abaixo).

O organizador do evento, Vinicius Preto, explica que a proposta do “Festival Potências Pretas” é manter a dinâmica de dialogar com artistas locais e referências que se destacam no cenário nacional, como Cidinha da Silva – a escritora abre o encontro trazendo reflexão ao público. Ele explica que cerca de 80% da programação é formada por artistas locais, para que o público conheça o valor artístico das potências pretas da cidade. “A seleção dos nomes foi feita pensando em mesclar a literatura com a música a atividades práticas - como oficinas; presença de rappers e teremos um lugar de escuta, além dos shows”, finaliza.

Sobre Alessandro Machado

Cantor, compositor, violonista, produtor e diretor musical, natural de Ribeirão Preto, Alessandro Machado atua profissionalmente como músico desde os 17 anos. Oriundo de uma família formada por músicos virtuosos – incluindo seus tios Filó Machado e Carlinhos Machado, e seu pai, o percussionista Gera Machado -, sempre conviveu com as obras dos maiores artistas da música brasileira, além de flertar com o jazz. Instrumentista muito requisitado para acompanhar artistas do cenário musical de Ribeirão Preto e região, também desenvolve trabalho autoral, tendo lançado o disco “Assim sou eu” em 2016, com show no conceituado Theatro Pedro II (Ribeirão Preto). Esse disco já está disponível em todas as plataformas digitais.

Em seus trabalhos mais recentes estão a participação em shows com Filó Machado, Arismar do Espírito Santo, Alessandra Freire, Adriana Godoy, Verônica Ferriani, Débora Gurgel, Fernanda Marx, Keila Abeid, entre outros nomes reconhecidos da música popular brasileira. Em Ribeirão Preto, cidade onde reside e, na região, trabalha em casas noturnas conceituadas tem participação nas bandas: “Família Machado in Concert” e Paulo Lakimé & Cia”. Também criou o trio “M’ACHADOS”. O artista possui também um trabalho autoral, que deu origem a este projeto.

SERVIÇO:

O que:  Show “Abraço” de Alessandro Machado durante Festival Potências Pretas

Quando: Sábado, 25 de Novembro/2023

Horário: 15h

Local: Biblioteca Sinhá Junqueira | Ribeirão Preto/SP

Endereço: Rua Duque de Caxias, 547, centro.

Obs. Entrada aberta e gratuita em todas atividades.

Redes sociais do artista :

https://www.youtube.com/user/machadoguitar

https://www.instagram.com/alessandromachadoofc/

https://www.facebook.com/guitarmachado

Canais da Biblioteca Sinhá Junqueira:

https://bsj.org.br/

https://www.instagram.com/bsjrp/

Próximas atrações do Festival Potências Pretas

24/11 (sexta)

16h30 - Festival de curtas Cine Zumbido - Anderson LadoBeco

25/11 (sábado)

10h - Contação infantil com Evaristo (Drag queen La Diva Croquete)

14h - Festival Potências Pretas - Lugar de Escuta: Antirracismo, o que eu tenho a ver com isso? - Auditório

15h - Show com Alessandro Machado

17h - Show Vinicius Preto convida Black$tar e Bubba Mc

18h – Literatura Negra Feminina e Lançamento do Livro “Filha do Fogo”, com Elizandra Souza.  

19h - Show “Fernanda Marx canta Alcione”

20h30 - Black Soul Power

Comentários
Assista ao vídeo