Música criada por André Hosoi foi inspirada em sua longa amizade com Fernando Barba, o fundador do grupo
Nesta sexta-feira, está disponível nas plataformas digitais de streaming o novo single do Barbatuques, grupo paulista de música e percussão corporal. “26”, composição de André Hosoi, foi inspirada em sua longa amizade com Fernando Barba (falecido 2021) e traz participações especiais significativas, duas referências para o Barba e pro grupo: a Orquestra do Corpo, grupo regido por ele, e Stênio Mendes, grande parceiro do Barba.
Para ouvir: https://orcd.co/barbatuques26
Hosoi nomeou a faixa como “26”, porque era um número místico para o fundador do Barbatuques. “Desde adolescente, quando o conheci, Barba via o 26 em tudo: pela rua, nas horas, em livros, era um número que rondava ele e também a nossa amizade. Esta é uma música muito especial pra mim, fiz em homenagem a ele e inspirada no meu relacionamento de mais de 30 anos com o Barba, por isso está cheia de significados e participam pessoas que também foram importantes nesta jornada”, conta André, compositor da música.
O músico Stênio Mendes é considerado pelos integrantes do Barbatuques um mestre, seu trabalho e suas pesquisas influenciaram decisivamente o Barba e todo o grupo, desde sua fundação. Stênio participou e transformou o arranjo de 26. “Nesta composição do Hosoi, quase no final, surgem vozes estranhas, quase delirantes, e foi exatamente aí que surpreendentemente eu me encontrei com o Barba. A gente vivia num constante laboratório, pesquisando, sempre com aquela intenção de extrapolar nossas fronteiras e limites. Quase uma busca do estranho de nós mesmo”, compartilha Stênio sobre a nova música.
A Orquestra do Corpo é um coletivo de pesquisa musical que foi criado e era dirigido por Fernando Barba. Une músicos com um objetivo comum: dedicar-se ao estudo e experimentação das possibilidades sonoras e potencialidade musical do corpo humano. É um dos principais coletivos de estudos e pesquisas sobre a música corporal.
André também comenta sobre a sonoridade da música: “Nela há grooves de células dos mais simples ritmos que conheci pelo Barba, até formas mais complexas. Foi feita em 26 tempos, quando então a música retorna, em ciclo complexo em cima de uma base simples. Ao final, um grande improviso se funde à música, para sintetizar a sonoridade que vivenciamos com o Barba”.
Reconhecidos pelo mundo por sua linguagem singular de percussão e música corporal, o Barbatuques tem mais de 25 anos de trajetória artística internacional, além do trabalho pedagógico. A sonoridade do grupo traz uma sobreposição de estilos e estéticas nas canções e “músicas instrumentais", com ritmos tradicionais ou contemporâneos. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, a tradição popular brasileira ao pop.
Desde 2020, o Barbatuques vem optando pelo lançamento de singles. Entre as músicas lançadas, estão composições autorais e releituras, trazendo parcerias inéditas na criação e participações especiais. Todos os lançamentos são pela MCD Records.
FICHA TÉCNICA 26
Ano de lançamento: 2023
Composição: André Hosoi
Vozes e Percussão Corporal: Barbatuques
Participação da Orquestra do Corpo e Stênio Mendes
Arranjos: André Hosoi, Barbatuques e Stênio Mendes
Arranjo vocal: André Hosoi
Direção Musical e Produção: André Hosoi
Gravação: Estúdio 185 e Hosoi Estúdio
Mixagem e Masterização: André Magalhães
Capa: André Hosoi
Produção Executiva: Renata Pimenta
Realização: Barbatuques e MCD Music
Smart link: https://orcd.co/barbatuques26
DISCOGRAFIA Barbatuques
Singles em 2023:
O Anel https://orcd.co/oanel (com banda. Feat. Zé Nigro, Tomás Improta, Doug Bonne e o Gustavo Ruiz)
Singles 2022:
Entre Amigos https://orcd.co/blentreamigos (feat. Leandro Medina e Lenine)
Natureza https://orcd.co/natureza (feat. Russo Passapusso)
Clariô https://orcd.co/clario (feat. Stefano Baroni e Clarianas)
Na Roda do Mundo https://orcd.co/narodadomundo
Eu Vou Cantar https://orcd.co/euvoucantar
Rosa de Fogo https://orcd.co/rosadefogo
Gogó da Ema https://orcd.co/gogodaema
Singles 2021:
Mais Forte o Tambor https://orcd.co/
Baião (Alok, Whindersson Nunes, Rapadura e Barbatuques) https://virginmusicbr.lnk.to/
Singles 2020:
Canto de Xangô https://orcd.co/
Samba da Minha Terra https://orcd.co/
He's a Pirate (A Cappella, filme Piratas do Caribe) https://orcd.co/
Discos:
Só + 1 Pouquinho (2018, infantil)
Ayú (2015, indicado ao prêmio da música brasileira, part. de Hermeto Pascoal e Naná Vasconcelos)
Tum Pá (2012, infantil)
O seguinte é esse (2005)
Corpo do Som (2002)0
DVDs: Corpo do Som ao Vivo (2007, com documentário) Tum Pá, ao vivo (2014)