Notícias -

Covid-19: Quase dois mil casos positivos são confirmados em Franca-SP, mais que o dobro de setembro

7 de Novembro de 2023

No último mês, foram 1.768 novos casos - média de 57 confirmações por dia. Médico diz que disparada se dá ao fato de as pessoas não se vacinarem. Doses estão disponíveis nas UBSs.

Franca registrou uma disparada no número de casos de covid-19, neste último mês de outubro. As confirmações mais que dobraram, com 112,75% casos a mais em relação a setembro.

Foto: Pexels

Em outubro, a cidade confirmou 1.768 novos casos de covid-19, mais que o dobro de setembro: 831. Esse é o segundo mês do ano com maior número de positivos da doença. Janeiro ainda mantém a liderança, com 2.079.

Os casos da doença estavam em declínio no município desde fevereiro, atingindo 160 casos em julho. Porém, nos últimos três meses, os registros entraram em ascensão novamente. De outubro até esse domingo, 5, foram 3.161 testes positivos para a covid-19.

Para o médico pediatra Homero Antonio Rosa Júnior, o aumento dos casos era esperado devido às pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19. “Qualquer vírus dissemina muito fácil entre a população não vacinada, porque não tem anticorpos prévios contra o vírus. Então, é muito fácil ganhar força, velocidade e aí tem um surto”.

Apesar de não ter casos graves de covid-19, há uma preocupação com os novos índices da cidade. “São casos que, normalmente, não aconteceriam nessa época do ano, mas como é um vírus muito novo, ele pode ter um padrão diferente quando a gente compara com os outros”, explica.

Além disso, o médico enfatiza a importância da vacinação. “Nós precisamos vacinar as pessoas que ainda não completaram o ciclo ou quem não vacinou tomar a vacina de covid, para a gente ter uma segurança de proteção dessa doença”, completou.

Até o momento, Franca teve 39.466 casos suspeitos da doença em 2023. Desse número, 8.905 deram positivo. Já a quantidade de óbitos pela doença chegou a 35, o último foi nessa segunda-feira (6/11).

Comentários
Assista ao vídeo