Foto: Divulgação |
A 20ª edição do Voluntários do Sertão foi um sucesso. Realizada de 2 a 10 de setembro, em Barra do Choça, na Bahia, a ação tinha expectativa inicial de 30 mil atendimentos, exames e procedimentos, foi quase dobrada, com mais de 56 mil assistências. Entre os profissionais voluntários vindos de diversas cidades do Brasil, destacamos moradores de São José do Rio Preto, que estiveram na ação de solidariedade.
A fonoaudióloga, Lívia Daniel, foi uma das profissionais que estiveram em Barra do Choça e contou um pouco sobre a experiência no Sertão Baiano. “Fui para o projeto doar um pouco da minha experiência profissional na adaptação de aparelhos auditivos, mas além disso também acabamos levando orientações e mostrando caminhos para melhorar os acessos à saúde. Em troca recebemos muitos sorrisos, abraços, amor e gratidão. São dez dias que renovam a nossa vida”, destacou.
Lívia Daniel, fonoaudióloga | Foto: Divulgação |
Também profissional de Rio Preto, a enfermeira Arlene Maria acredita que o projeto se engrandece cada ano mais por conta da gratidão envolvida entre todos.
“Ser voluntária do sertão é muito gratificante. Podemos contribuir em favor do próximo, que não teriam condições de sozinhos terem atendimento médico. Cada edição que participo, vejo o quanto há necessitados nas diversas áreas da saúde, desde crianças até idosos. Os resultados de seus sorrisos, são para os voluntários o melhor pagamento que recebemos, sabendo que fizemos parte da melhoria da vida dessas pessoas”, disse emocionada.
Arlene Maria, enfermeira | Foto: Divulgação |
A médica otorrinolaringologista, Geila Moreira, esteve em sua quarta participação no projeto e conta como é fazer parte do mutirão de saúde e social. “Fazer parte dos Voluntários é como ganhar um presente maravilhoso e faz a medicina valer mais a pena e traz alegria por ajudar um pouco. Se alguém tiver uma melhora de vida, já valeu a pena. Não é clichê, mas quem realmente ganha somos nós (voluntários) ao participarmos desse projeto”, ressaltou.
Geila Moreira, médica otorrinolaringologista | Foto: Divulgação |
O Projeto
O Voluntários do Sertão começou nos anos 2000. Desde então, mais de 3,5 mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, somaram mais de 450 mil atendimentos, exames e procedimentos médicos, odontológicos e sociais. Na edição deste ano, o projeto contou com cerca de 300 voluntários, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de diversas áreas da saúde e de acolhimento social.