Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Zacarias Pagnanelli entrevista o psicólogo Pedro Gonçalves

11 de Outubro de 2023

Zacarias Pagnanelli, CEO e apresentador do Portal Cartão de Visita News, entrevistou o psicólogo Pedro Gonçalves.

Pedro Gonçalves
 

✓ Psicólogo clínico com abordagem na Terapia Cognitivo Comportamental: Pelo Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP com  - CRP: 06/152241

✓ Formação:

✓ Agente multiplicador de prevenção as drogas pelo DIPE- DENARC - (2006 e 2016)

✓ Especialista em Dependência Química com MBA pela UNIAD/SPDM 

✓ Extensão universitária pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP 2019

✓ Conselheiro em dependência química com CRT 0037/2018

✓ Terapeuta com Abordagem na dependência química pela FENAPAD CRT: 25/8320

✓ Participação na Conferência internacional de tratamento para dependentes químicos em Tepoztlán México - 2016

Durante a entrevista, o psicólogo abordou os seguintes temas:

Os direitos humanos desempenham um papel fundamental no tratamento de dependentes químicos.

Dignidade e respeito Os dependentes químicos são pessoas com direitos e dignidade intrínsecos, e devem ser tratados com respeito e igualdade, independentemente de sua condição.

Acesso a tratamento adequado Os direitos humanos garantem que os dependentes químicos tenham acesso a tratamentos eficazes e baseados em evidências para sua condição, sem discriminação.

Consentimento informado É importante garantir que as pessoas em tratamento para dependência química tenham a capacidade de tomar decisões informadas sobre seu tratamento, respeitando seu direito ao consentimento livre e esclarecido.

Não discriminação Os direitos humanos exigem que as pessoas em tratamento para dependência química não sejam discriminadas com base em sua condição, gênero, orientação sexual, raça, religião, etc.

Privacidade e confidencialidade As informações sobre o tratamento de dependentes químicos devem ser tratadas com sigilo e respeitar sua privacidade, a menos que haja riscos significativos para terceiros.

Tratamento humanizado Os princípios dos direitos humanos incentivam um tratamento que leve em consideração as necessidades individuais e o bem-estar geral dos pacientes.

Proteção contra maus-tratos Os dependentes químicos têm o direito de serem protegidos contra qualquer forma de abuso, negligência ou tratamento cruel, desumano ou degradante.

Reinserção na sociedade  Os direitos humanos também enfatizam a importância de fornecer apoio e oportunidades para a reintegração dos dependentes químicos na sociedade após o tratamento, ajudando a evitar a estigmatização e o isolamento.

Então os direitos humanos são fundamentais no tratamento de dependentes químicos, garantindo que essas pessoas sejam tratadas com dignidade, respeito e igualdade, enquanto têm acesso ao tratamento necessário para superar a dependência. (FENAPAD).

Comentários
Assista ao vídeo