Notícias - Televisão

Dadá Maravilha fecha série especial do Cartão Verde com campeões do mundo

28 de Janeiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para dar o pontapé inicial no ano da Copa do Mundo no Brasil, o Cartão Verdededicou todo o mês de janeiro a quem já conquistou o torneio com a Seleção Canarinho. O último programa dessa série especial, que vai ao ar na terça-feira (28/1), recebe Dadá Maravilha, integrante da seleção vencedora daCopa do Mundo de 1970, que conquistou em definitivo a Taça Jules Rimet para o Brasil com o Tricampeonato. No ar às 22h, na TV Cultura.

Grande nome das histórias de Atlético-MG e Internacional, Dario Maravilha se tornou um dos mais folclóricos personagens do futebol brasileiro. Com sede de gols e frases de efeito, Dadá figura entre os maiores artilheiros do país, sendo ele o primeiro a obter o título de artilheiro do Brasileirão em 1971, quando defendia a camisa do Galo de Minas. O feito ainda foi repetido duas vezes, uma em 1972, também com o Atlético, e outra em 1976, quando foi campeão com o Internacional de Porto Alegre.

Embora não fosse muito técnico, o jovem tinha velocidade e impulsão, o suficiente para fazê-lo marcar 10 gols em uma única partida, recorde mantido até hoje, superior até mesmo a Pelé, que chegou a marcar 8 vezes no mesmo jogo. Nas contas do atacante, ao longo de sua carreira ele balançou as redes 926 vezes, enquanto os números oficiais registram 539 tentos. São histórias como essas que ele relembrará ao lado dos comentaristas do programa.

Na Copa de 1970, o jogador viajou com a delegação, embora não fosse titular. O que mais chamou a atenção, no entanto, foi a polêmica envolvendo uma pressão para a convocação do mesmo, determinada pelo presidente militar da época, o general Emílio Garrastazu Médici, e a demissão do então treinador da Amarelinha, o comunista João Saldanha.

Com sua experiência, Dadá opina sobre a atual seleção, a lista final de convocados por Felipão e o desempenho dos jogadores atuando em casa. Outro ponto abordado é a própria realização da Copa do Mundo no Brasil. O jogador, que em outras ocasiões já se mostrou contrário a decisão do País em sediar o evento, dá sua visão pessoal sobre as consequências deste Mundial.

O Cartão Verde, que conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Celso Unzelte, Roberto Rivellino e Vitor Birner, é transmitido todas as terças-feiras, das 22h às 23h, na TV Cultura, e está no ar desde 1993.

 
Comentários
Assista ao vídeo