Em parceria com o selo Fervo, o projeto é um alívio cômico para situações desconfortáveis e que atingem a autoestima de mulheres que vivenciam, cotidianamente, o machismo estrutural. Faixa, que chega acompanhada de videoclipe, antecipa o primeiro disco do grupo
Créditos: Sofia Colucci |
“Me Chamou de Feia” é o novo single da Gole Seco, grupo vocal composto pelas paulistanas Loreta, NIWA, Giu de Castro e Nathalie Alvim. A canção, que antecipa o primeiro disco da banda, busca, através de ritmos leves, caricatos e dançantes, trazer um alívio cômico para mulheres que vivenciam, cotidianamente, o machismo estrutural. Na faixa são abordados temas como padrões de beleza, redes sociais, autoestima e aceitação.
“Escrevi essa música com o intuito de tirar uma onda comigo mesma. Eu sempre achei o humor uma ótima ferramenta para lidar com situações desconfortáveis… E a situação, no caso, é literalmente um momento em que fui chamada de feia pela internet e como fui afetada por isso, passando por sensações contraditórias como ficar indignada, triste, dar risada e realmente acreditar no que disseram”, comenta NIWA, que assina a letra.
O videoclipe que acompanha o lançamento foi concebido e dirigido pelo próprio Gole Seco em colaboração com Iolanda Sinatra e Alan Fabio Gomes, por meio do selo Fervo. O filme retrata uma festa onde as integrantes são confrontadas com comentários negativos e distorcidos através de uma câmera 360, simbolizando os famosos e cansativos "haters".
“Me Chamou de Feia” é música vocal, experimental e contemporânea, feita por mulheres e inspirada por artistas como Jadsa, Anelis Assumpção, Maria Beraldo, Tom Zé, Bala Desejo, Arrigo Barnabé, Tincoãs, Roomful of Teeth, Dirty Projectors e Itamar Assumpção.
"Historicamente a voz foi por vezes realocada a um papel coadjuvante e ornamental em meio a composições instrumentais. O protagonismo da voz é espinha dorsal desse projeto, com a voz contribuindo com elementos também da base harmônica, rítmica e melódica, além da poesia e outras complexidades. Somos apaixonadas pela voz e suas infinitas possibilidades no âmbito do arranjo e da composição, reivindicando a noção de que temos plena capacidade de executar tudo que gostaríamos de maneira ímpar apenas com a voz. Buscamos como grupo vocal ir além da sonoridade de uma dita “voz equilibrada” em arranjos elaborados por nós mesmas, que buscam explorar a fundo variações timbrísticas, dinâmicas, texturas, ritmos e intenções, ampliando as possibilidades criativas com esse complexo instrumento. O desejo da busca da individualidade, em contraponto a unidade e harmonia perfeita que se observa na maioria dos grupos vocais tradicionais, provém desse nosso encontro de 4 solistas que, na amizade e admiração mútua, criam espaço para se manifestar", comentam as integrantes.
Acesse AQUI as fotos, ficha técnica, letra e mp3 :)
SOBRE GOLE SECO
Gole Seco é um grupo vocal composto por quatro mulheres paulistanas, cantoras e compositoras: Loreta, NIWA, Giu de Castro e Nathalie Alvim. Somando as singularidades existentes em cada uma dessas histórias dentro da música, um grupo vocal de quatro solistas nasceu em 2019
Em Janeiro de 2022 realizaram show de estreia na terceira edição do Festival Artistas de Rua. Seguiram com apresentações ao vivo no Centro da Terra, ECLA e Sofar SP. Atualmente, preparam o lançamento do primeiro disco pela Fervo Produções e com apoio do edital proac 15/2022 - Gravação de Álbum de Música Popular.