Contemporaneidade e ancestralidade são a base do repertório que a cantora Fortuna apresenta no seu show, que vem celebrar o Ano Novo Judaico de 5784.
Com toda a pluralidade e diversidade da música judaica, Fortuna estabelece pontes surpreendentes e revela um Brasil fortemente Judaico.
Foto: Divulgação |
No espetáculo VIDA, o público poderá apreciar dois aspectos da trajetória de Fortuna, com a reunião de músicas contemporâneas e temas de memória ancestral, numa mescla das vertentes que marcaram seus mais de 30 anos de carreira. Vale ressaltar que antes de se destacar como uma das mais importantes pesquisadoras de ritmos e sonoridades de diferentes povos e tradições, a cantora iniciou sua carreira como intérprete de MPB.
Sinergia - Dentre as surpresas do show, o repertório relembra algumas antigas parcerias de Fortuna. Cantarei A lua foi ao cinema, primeira melodia que compus em parceria com Paulo Leminski nos anos 80, e Hoje tá tão bonito, onde o verso "acho que vou fazer tudo aquilo que a gente é", se tornou um sentido de vida.
E também Sopra o Vento, poema atualíssimo de Fernando Pessoa, musicado por Jardel Caetano, que sinto como uma meditação me devolvendo no presente o presente da vida:
há no meu pensamento qualquer coisa que vai parar….
Música do Mundo - Mais uma vez a diversidade das línguas reflete as pontes multiculturais e sem fronteiras por onde transita a cantora Fortuna: ladino, hebraico, árabe, francês, português.
Segundo Gustavo Kurlat, parceiro musical da cantora, "são canções que carregam a identidade da Alma de forma poética, sensual e sagrada, acompanhadas de arranjos originais com a sonoridade de novas perspectivas. As Músicas do Mundo nascem ao longo das estradas de todos os povos: ancorados, emigrados, exilados; antigos e novos, do calor e do frio, de furacões e calmarias. As Músicas do Mundo sonham dentro da gente, e nosso canto revela esses seus sonhos secretos. Elas sonham acalentar, dar força, apaixonar, contar histórias, compartilhar descobertas. Mas o que as Músicas do Mundo mais sonham, com toda a vontade, é permanecerem vivas. Para sempre."
O repertório, tanto o contemporâneo quanto o ancestral, aponta para questões espirituais, afetivas e de inquietude sobre os sentimentos humanos.
FORTUNA
Fortuna empreende um trabalho de resgate da cultura e tradições do cancioneiro ladino. Os ritmos e as melodias das músicas remetem às influências de cada país por onde os judeus peregrinaram depois que foram expulsos de Portugal e Espanha. Ao pesquisar e se aprofundar em suas raízes culturais judaicas, Fortuna recria e amplia este universo, propondo através de sua arte a comunhão entre diversas culturas. "Sinto que minha música hoje faz reverberar Todos os Cantos do Mundo... como um caldeirão pulsante e sem fronteiras”.
REPERTÓRIO