Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Zacarias Pagnanelli entrevista o Delegado Dr. Clemente Calvo Castilhone Junior

18 de Setembro de 2023

O apresentador e CEO do Portal Cartão de Visita News, Zacarias Pagnanelli, entrevistou o delegado o Dr. Clemente Calvo Castilhone Junior, Delegado Divisionário de Polícia  - Divisão de Operações Especiais.

Dr. Clemente Calvo Castilhone Junior

Formado pela Academia Nacional do Federal Bureau of Investigations -FBI (261st session), conta com 32 anos de experiência na Polícia Civil.

Graduado em Direito pela Universidade São Francisco.

Mestrado em Adolescente em Conflito com a Lei.

Especialista em Docência no Ensino Superior.

Especialista em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, pela Academia de Polícia.

Possui ainda Curso de Extensão Acadêmica sobre Justiça Criminal (Criminal Justice Education) pela University of Virginia – EUA.

Curso de Extensão Acadêmica no Núcleo de Estudos da Violência- NEV da Universidade de São Paulo- USP.

Atualmente exerce o cargo de Delegado Divisionário da Divisão de Operações Especiais – DOE do Departamento de Operações Policiais Estratégicas. Tal Divisão engloba o comando do:

- Grupo Especial de Reação- GER, o qual conta Corpos Técnicos Operacionais - CTOs, relacionados às atividades de negociação e resgate de reféns, gerenciamento de crises, tiro seletivo, operações em altura, aquáticas e helitransportadas. Conta ainda com grupo de atiradores designados, negociadores e Unidade Antibombas;

- Grupo de Repressão Grupo Armado de Repressão a Roubos – GARRA, o qual atua nas atividades de policiamento preventivo especializado e apoio tático operacional a todas as unidades policiais do estado de São Paulo, com atuação ininterrupta.

- Serviço Aerotático, o qual conta com 3 helicópteros, dois aviões e Unidade de Drones. Além das operações aéreas, estratégicas e em missões táticas, atua no transporte de órgão para transplantes.

Professor de pós-graduação “lato sensu” no Centro de Estudos Superiores da Polícia Civil “Prof. Mauricio Henrique Guimarães Pereira” e no Curso Superior de Polícia do estado de São Paulo.

Professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Técnicas de Entrevista e Interrogatório, Inteligência Policial, Investigação Policial (nível IV), Investigação sobre Crimes Lei de Drogas e Crime Organizado.

Foi Delegado Divisionário da Divisão de Operações de Inteligência Policial do Departamento de Inteligência da Polícia Civil.

Foi Professor de Direito Processual Penal na Universidade Bandeirante de São Paulo e Anhanguera Educacional.

Participou do Programa sobre Criminalidade Organizada Transnacional no Centro Europeu de Estudos sobre Segurança, George C. Marshal Center- (resident course: Program on Countering Transnational Organized Crime- 22-17 CTOC 2), realizado em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha

 Foi Professor convidado da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP nos Programas de Estratégia Nacional de Fronteiras - ENAFRON e “Brasil mais Seguro”, nas disciplinas sobre Organizações Criminosas, Geopolítica das Drogas e Operações de Inteligência.

Atuou como palestrante convidado na Frente Parlamentar de Comissão Mista do Congresso Nacional no tema de Combate ao Crack e na Frente Parlamentar estadual, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Coordenador e um dos autores do Manual de Investigações sobre Drogas, volume inaugural da Coleção Coriolano Nogueira Cobra da Academia de Polícia,

Autor de publicações e periódicos nacionais e internacionais.

Também participou do Fórum Pan-americano Internacional sobre Criminalidade Transnacional 2023 - (Transnational Organized Crime -Pan-American International Forum).

Comentários
Assista ao vídeo