Informes - GERAIS

Voluntários do Sertão embarcam neste final de semana para a próxima edição do mutirão

31 de Agosto de 2023

Está chegando a hora! Neste final de semana, os profissionais que atuam no mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão embarcam para mais uma missão do bem. Ao todo, são cerca de 300 voluntários, sendo a maioria da região de Ribeirão Preto (SP), cidade sede da Organização, mas com participação de profissionais de outras cidades e estados.

Foto: Divulgação

A 20ª edição acontece de 02 a 10 de setembro, em Barra do Choça, no interior da Bahia. O município fica a pouco menos de 30 km de Vitória da Conquista. É importante destacar que os atendimentos à população acontecem de 4 a 8 de setembro, sendo o restante do período de organização da estrutura e logística para viabilização da ação.

A grande partida, como é chamado o embarque coletivo com a maior parte dos voluntários, acontece neste final de semana, no aeroporto de Ribeirão Preto. Um dos momentos mais importantes e esperados pelos profissionais, que marca o início desta missão de amor, é o embarque no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que apoia a projeto fornecendo a locomoção das equipes até a cidade que recebe o mutirão.

É um momento de muita emoção para todos nós. Primeiramente, ter a honra de contar com o apoio da FAB é muito importante. Os voluntários ficam emocionados em poder viajar nestes aviões que guardam histórias tão importantes. E também viabiliza muito a logística para que a ação aconteça. Seria impossível levar mais de 300 pessoas para o projeto sem esse apoio tão fundamental”, destaca Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, Presidente da Organização Voluntários do Sertão.

Foto: Divulgação

Projeto

Com mais de 20 anos de história, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão não realizou mais nenhuma ação desde o início da pandemia, em 2020, com o objetivo de zelar pela saúde dos profissionais voluntários e também da população que recebe essa do bem. Tradicionalmente, o evento acontece no mês de abril, esta edição em setembro marca a retomada do projeto.

Em sua trajetória, já foram realizados mais de 400 mil atendimentos, exames e procedimentos, tudo oferecido de forma gratuita para a população. Ao todo, mais de três mil profissionais voluntários já atuaram com o Voluntários do Sertão.

KC-390 Millennium

Os profissionais que vão com o avião da FAB foram divididos em duas turmas. A aeronave é o KC-390 Millennium, a mais moderna aeronave militar multimissão de nova geração com capacidade para transportar até 23 toneladas de carga.

A atual frota de seis aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.

 

Confira mais na Galeria de Fotos abaixo:

Comentários
Assista ao vídeo