Cultura - Teatro

Reestreia no dia 4 de fevereiro, no Teatro Jaraguá Pedro e o Capitão de Mario Benedetti

24 de Janeiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após temporada de sucesso no CCBB, a peça Pedro e o Capitão reestréia no teatro Jaraguá no dia 4 de fevereiro, para uma curta temporada, com sessões de terça a quinta-feira, até o dia 24 de abril. A direção é de Marcos Loureiro, com Kiko Vianello e Gustavo Merighi, que entra para o elenco no lugar do ator Fernando Belo, que interpretou Pedro na primeira temporada. 

 Pedro e o Capitão reproduz as sessões de interrogatório de um preso político (Pedro) por um oficial da inteligência militar (O Capitão).   Em que pese a situação extremada na qual os personagens se encontram, a peça não é construída como confronto entre um monstro e um santo, mas entre dois homens de carne e osso, que compartilham zonas de vulnerabilidade e de resistência.

 O diálogo entre Pedro e o Capitão postula, por meio de um vasto arco de emoções, o que resulta, em nossa condição de mortais, das escolhas de cada um –pessoais e intransferíveis. A violência é retratada de forma indireta – em nenhum momento a tortura física é mostrada, mas Pedro, de uma sessão para outra, aparece cada vez mais machucado.

 No ano em que se completa 50 anos do golpe militar que implantou a ditadura no país, o espetáculo contribui para ampliar a discussão sobre os regimes autoritários e a prática da tortura. Após o golpe de 64, o povo brasileiro viveu a violação dos direitos e a censura, além de conviver com perseguições políticas e torturas, que muitas vezes resultaram no desaparecimento e morte dos presos.

 A peça Pedro e o Capitão foi escrita em 1979 pelo uruguaio Mario Benedetti,  que a resume como  “uma indagação dramática sobre a psique de um torturador”,   onde se cruzam a coragem e a covardia, a capacidade de sacrifício, a moral, o ânimo e a sensibilidade face ao sofrimento,  na complexa teia de razões que embasam o comportamento humano. A montagem,   deste consagrado escritor latino-americano, é inédita no país.

 

Pedro e Capitão

Reestréia dia 4 de fevereiro, às 21h

Temporada: de 4 de fevereiro a 24 de abril, terças, quartas e quintas-feiras, às 21h.

Classificação etária: 16 anos

Duração: 75 min.

Gênero: Drama

Capacidade: 271 lugares

Preço: R$ 20,00 / R$ 10,00 meia

Pela Internet: www.ingressorapido.com.br – tel: 4003.1212

Horários da Bilheteria:

terça a quinta: 14h às 19h
sexta: 14h às 21:30h

sábado: 14h às 21h
domingo: 14h às 19h

(Horário sujeito à alteração conforme a programação do Teatro)

Informações:

(11) 3255.4380 | 2802.7075

Teatro Jaraguá

Rua Martins Fontes, 71 - Bela Vista
(acesso para portadores de necessidades especiais)

Comentários
Assista ao vídeo