Informes - GERAIS

Como evitar fungos em casa?

24 de Agosto de 2023

Como evitar fungos em casa? Com algumas dicas práticas é possível prevenir a presença de fungos e ainda proteger a sua família dos efeitos causados pelos microorganismos.

Os fungos são microorganismos que podem se desenvolver em ambientes úmidos e escuros, inclusive, dentro de casa. Para garantir um ambiente saudável e livre de problemas de saúde causados ​​por fungos, é essencial adotar medidas preventivas adequadas.

Foto: Pixabay/ Divulgação

Neste artigo, discutiremos algumas dicas importantes para evitar fungos em casa, sendo estes os principais vilões para destruição da sua mobília.

Evitar fungos em casa limpando superfícies

Para evitar fungos em casa é preciso investir na limpeza das superfícies do ambiente, como por exemplo, mesas, sofás, bancadas e demais mobílias.

Além disso, manter sua casa limpa é fundamental para prevenir o desgaste dos móveis, inclusive, evitar maiores problemas nas estruturas.

Portanto, limpe regularmente todas as áreas, especialmente aquelas propensas à umidade, como banheiros e cozinhas.

Use produtos de limpeza adequados para eliminar quaisquer esporos de fungos que possam estar presentes.

Controle a umidade do ambiente

A umidade excessiva é um dos principais fatores que contribuem para o crescimento de fungos. Invista em uma casa bem ventilada para realizar a circulação de ar de modo natural com a abertura das janelas e mecanicamente.

Para isso, use exaustores em banheiros e cozinhas para remover o vapor e a umidade gerada durante o banho ou o cozimento.

Mantenha os níveis de umidade dentro de casa entre 30% e 50%, essa tática ajuda a prevenir o desenvolvimento de colônias de fungos. Use um higrômetro para monitorar os níveis de umidade, se necessário.

Repare canos e demais vazamentos

Os vazamentos em canos, telhados ou janelas podem criar ambientes propícios ao crescimento de fungos.

Verifique regularmente a casa em busca de sinais de vazamentos e conserte-os para evitar o acúmulo de umidade.

Na hora de evitar fungos em casa, preste atenção especial às áreas onde a água pode se acumular, como embaixo de pias e em cantos de banheiros, seque-os quando necessário.

Aposte na luz solar para evitar fungos em casa

Mais uma dica para evitar os fungos em casa é apostar na luz solar. Ela é uma inimiga natural dos fungos.

Diante disso, mantenha as cortinas abertas e permita que a luz do sol entre em sua casa, prestando sempre atenção nos sinais como manchas e mofo nas paredes

Além de ajudar a eliminar a umidade, a exposição solar direta também inibe o crescimento de fungos em superfícies.

Quanto mais cedo você identificar e resolver problemas, mais proteção você trará para sua casa, pois os fungos causam alergias, prejudicando a saúde.

Cuidado com as plantas e tapetes nos ambientes

As plantas de interior podem contribuir para o aumento da umidade no ambiente, podendo reter umidade no solo e nas raízes, criando um ambiente favorável para fungos.

Escolha vasos com um bom sistema de drenagem e coloque as plantas em áreas bem ventiladas para minimizar os riscos.

Já os tapetes e carpetes ambos retêm umidade e podem ser locais ideais para o crescimento de fungos.

Então, evite colocá-los em áreas como banheiros e cozinhas. Mas se você optar por tapetes em outras áreas da casa, mantenha a limpeza regularmente.

Invista em isolamento térmico em casa

A falta de isolamento térmico pode levar à condensação nas superfícies internas da casa, inclusive causando o desgaste dos móveis e manchas nas superfícies.

Portanto, a dica é que a casa esteja bem atendida com produtos isolantes para evitar a formação de áreas frias onde a umidade pode se acumular.

Um modo de prevenção é aplicar um selante de uso geral nas pias, box do banheiro, encanamento e demais superfícies mais úmidas.

Mantenha os ambientes sempre organizados

Mais uma dica é sempre manter os ambientes organizados, isso evita que o local tenha uma boa circulação de ar e consequentemente, é mais fácil de manter organizado.

Dessa maneira, é importante manter os pertences organizados e evitar armazenar itens em áreas úmidas, como porões.

Faça uso de desumidificadores de ambientes

Em regiões com alta umidade, uma dica é usar desumidificadores de ambientes, sendo esta uma opção eficaz para combater os fungos.

Os aparelhos ajudam a remover o excesso de umidade do ar, criando um ambiente mais seguro e de bem-estar para toda a família.

Proporcione um ambiente bem ventilado

Para evitar fungos em casa, proporcione ambientes mais ventilados e menos úmidos, isso evita a proliferação de poeira que alimentam os fungos.

A ventilação é crucial para manter os ambientes secos e arejados. Certifique-se de que todas as áreas da casa tenham acesso adequado à ventilação.

Em sua lista de ações contra os fungos, inclua a instalação de janelas que podem ser abertas e com aberturas de ventilação fáceis de serem limpas e desobstruídas.

Em resumo, evitar a proliferação de fungos nos ambientes aposte em uma combinação de medidas preventivas, incluindo controle de umidade, limpeza regular, exposição solar, organização adequada e ventilação eficiente.

Com essas práticas, saiba que é possível evitar fungos em casa, contribuindo para um lar mais saudável e seguro para você e sua família.

Comentários
Assista ao vídeo