Informes - GERAIS

10 tipos de treinos super eficientes para queimar gordura

23 de Agosto de 2023

Perder gordura e alcançar uma composição corporal saudável requer uma combinação de exercícios e uma abordagem equilibrada de dieta.

Foto: Divulgação

Enquanto a nutrição desempenha um papel crucial, a prática de exercícios também é fundamental para atingir esse objetivo. Algumas atividades podem potencializar sua queima de gordura,

Durante o exercício, seu corpo utiliza fontes de energia, incluindo glicose (açúcar) armazenada nos músculos e no fígado, bem como gordura armazenada nas células adiposas.

Em exercícios de intensidade moderada, o corpo tende a usar uma combinação de glicose e gordura como combustível. À medida que a intensidade aumenta, a proporção de glicose usada também aumenta.

Neste artigo, vamos explorar 10 tipos de treinos eficazes para perder gordura, com uma variedade de opções que podem impulsionar seus resultados e evitar que você caia na monotonia de sempre repetir apenas um tipo de treino.

10 treinos que irão potencializar sua queima de gordura

1. Corridas Intervaladas na Esteira Ergométrica

As corridas intervaladas são uma ferramenta poderosa para acelerar o metabolismo e queimar gordura. Alternando entre períodos intensos de corrida e períodos de recuperação ativa, fazendo uma caminhada leve/moderada, esse treino aumenta a queima de calorias durante e após o exercício.

Hoje em dia, muitas pessoas optam por comprar uma esteira residencial, e esse tipo de treino pode ser feito no conforto da sua casa, evitando dias de chuva e muito frio.

Aqui vai uma sugestão de um treino intervalado para você se inspirar:

  • Aquecimento: 5-7 minutos de caminhada gradual e aumento da intensidade.
  • Intervalo de Alta Intensidade (1 min): Corrida desafiadora.
  • Intervalo de Recuperação (1 min): Caminhada leve.
  • Intervalo de Alta Intensidade (2 min): Corrida mais rápida.
  • Intervalo de Recuperação (2 min): Caminhada leve.
  • Intervalo de Alta Intensidade (3 min): Corrida desafiadora.
  • Intervalo de Recuperação (3 min): Caminhada leve.
  • Intervalo de Alta Intensidade (2 min): Corrida intensa, mas mais lenta.
  • Intervalo de Recuperação (2 min): Caminhada leve.
  • Intervalo de Alta Intensidade (1 min): Corrida intensa.
  • Resfriamento: 5 minutos de diminuição gradual da velocidade.

2. Treino HIIT (High-Intensity Interval Training)

O treino HIIT não se limita apenas à corrida. Pode ser aplicado a qualquer atividade, como pular corda, ciclismo e burpees. Esse método combina intervalos intensos de exercício com curtos períodos de recuperação, maximizando a queima de gordura e melhorando a resistência cardiovascular.

Vamos deixar uma sugestão de treino HIIT para ser feito na bicicleta ergométrica. Acompanhe:

  • Aquecimento: 3-5 minutos de pedalada leve.
  • Intervalo de Alta Intensidade (20 seg): Pedale com alta resistência e velocidade máxima por 20 segundos.
  • Intervalo de Recuperação Ativa (40 seg): Pedale com resistência reduzida em ritmo leve por 40 segundos.
  • Repita: Faça 4-6 repetições dos intervalos de alta intensidade e recuperação ativa.
  • Resfriamento: 3-5 minutos de pedalada leve.

Lembre-se de que a chave do treino de HIIT é a intensidade. Durante os intervalos de alta intensidade, você deve estar trabalhando o mais duro possível. No entanto, a duração dos intervalos e os tempos de recuperação podem ser ajustados com base no seu nível de condicionamento físico.

3. Treino de Circuito

Os treinos de circuito envolvem uma série de exercícios realizados em sequência, com pouco ou nenhum descanso entre eles. Isso mantém o ritmo cardíaco elevado e promove a queima de calorias, além de tonificar os músculos.

4. Treino Funcional

O treino funcional enfoca movimentos que imitam atividades do dia a dia, muitas vezes apenas com movimentos utilizando o próprio corpo. Ele melhora a força, a flexibilidade e a coordenação, enquanto também contribui para a perda de gordura.

5. Natação

A natação é um treino de baixo impacto que trabalha diversos grupos musculares simultaneamente. Ela ajuda a queimar calorias e melhora a resistência cardiovascular.

Em um treino de uma hora de natação é possível queimar aproximadamente 600 calorias, o que irá contribuir com o seu déficit calórico (ou seja, gastar mais caloria do que o que você come).

6. Aulas de Dança

Aulas de dança não apenas queimam calorias, mas também tornam o exercício divertido e estimulante. Dançar é uma ótima maneira de perder gordura enquanto expressa sua criatividade.

Se você acha que uma aula de dança não irá cansar ou te fazer dar uma boa suada, recomendamos que você faça uma aula experimental em algum estúdio próximo da sua casa e tire suas próprias conclusões:

7. Treino de Força

O treino de força, como o levantamento de pesos, ajuda a construir massa muscular. Quanto mais músculos você tem, mais calorias seu corpo queima em repouso, auxiliando na perda de gordura a longo prazo.

Apesar de ser um estilo de treino mais avançado, dependendo do seu condicionamento físico, ele pode ser totalmente adicionado à sua rotina de exercícios.

Alguns dos movimentos mais recomendados para a queima de gordura, por exigirem uma grande quantidade de fibras musculares são:

  • Levantamento terra
  • Agachamento
  • Stiff
  • Snatch

8. Caminhada Rápida

Embora pareça simples, caminhar rapidamente é uma excelente maneira de queimar calorias. Mantenha um ritmo acelerado para transformar a caminhada em um exercício eficaz.

No vídeo abaixo, do canal do Gabriel Arones, ele mostra que se você caminhar 10.000 passos por dia, você pode perder 23 kg de gordura em um ano, sem fazer nenhuma alteração drástica na sua dieta:

9. Treino Aeróbico Contínuo

Essa abordagem envolve exercícios aeróbicos em um ritmo constante por um período mais longo. Embora menos intensa do que algumas outras opções, essa atividade prolongada queima gordura de maneira eficaz.

10. Treino em Grupo

Participar de treinos em grupo, como aulas de spinning ou aulas de grupo em academias, pode proporcionar motivação adicional e criar um ambiente socialmente estimulante.

Conclusão:

Quando se trata de perder gordura, a variedade é a chave. Incorporar diferentes tipos de treinos na sua rotina não apenas mantém as coisas interessantes, mas também desafia seu corpo de maneiras diferentes.

As corridas intervaladas na esteira ergométrica certamente são um destaque nessa jornada, mas combiná-las com outros tipos de treinos mencionados acima pode levar a resultados surpreendentes.

Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde ou um personal trainer antes de iniciar um novo programa de exercícios, especialmente se você tiver condições médicas pré-existentes.

Com dedicação e consistência, você estará bem encaminhado para alcançar seus objetivos de perda de gordura e melhorar sua saúde geral.

Comentários
Assista ao vídeo