Informes - GERAIS

Bazar da Cidade incentiva o design artesanal brasileiro na Casa Museu Ema Klabin

23 de Agosto de 2023

Considerada uma das principais feiras paulistanas de design artesanal, o Bazar da Cidade comemora 7 anos e inaugura o Projeto Estações que traz designers de outros estados do Brasil

Fruteira em bambu do artista mineiro Paulo Bustamante

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Casa Museu Ema Klabin recebe uma edição comemorativa do Bazar da Cidade, que completa 7 anos. Com produtos autorais, garimpados em diversas regiões do país, o evento tem uma curadoria apurada e privilegia pequenos produtores e peças exclusivas feitas em menor escala.

O Bazar contará com cerca de 60 artesãos e pequenos produtores que trazem uma diversidade de produtos em design, moda, bem-estar e gastronomia dispostos no jardim da casa museu, assinado por Roberto Burle Marx. 

Projeto Estações

Nessa edição de aniversário, o Bazar inicia o Projeto Estações, trazendo, a cada edição, artesãos de um estado para apresentar a multiplicidade de técnicas, matérias-primas e design das diversas regiões brasileiras. Um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros, Minas Gerais, inaugura o projeto. O Estação Minas traz três grandes artistas/artesãos de Gonçalves, entre eles, um dos grandes mestres na arte de transformar bambu em objetos de decoração, Paulo Bustamante, reconhecido internacionalmente pela estética única de suas peças, especialmente suas criativas luminárias; além da premiada artista têxtil, Claudia Araújo, que há mais de 25 anos cria, produz e comercializa tapeçarias, tapetes e tecidos feitos à mão em tear manual no Sul de Minas e a arquiteta e artesã Eliana Rodrigues que, com cobre e alumínio, confecciona mandalas, cestarias, luminárias e acessórios femininos exclusivos.

“Pretendemos estreitar laços e ampliar a visibilidade de tantos artistas, artesãos e pequenos produtores espalhados pelas diversas regiões do país, gerando novos negócios e divulgando a rica cultura brasileira”, salientam as curadoras Bel Pereira, idealizadora do Bazar, e Miriam Lerner, ex-diretora do Museu da Casa Brasileira. 

Baka Studio: prato Xhosa, colher e tábua nômade e manta Mali
Créditos: RobertoYuji

Jazz e gastronomia

A gastronomia é sempre uma grande atração do bazar. É possível experimentar a culinária de diversos países, como a comida africana da Griô Comedoria; receitas clássicas da região de Bordeaux (França), da Cozinha Voilà; massas da cantina italiana Aguzzo, premiada pelo Guia Michelin; diversas versões do cuscuz marroquino da Cous Cous; além de risotos, antepastos, queijos, cannolis e drinks, entre outros. Ao fim da tarde, a pedida é relaxar e tomar um drink ao som de um pocket show de jazz.

Pão de sementes da Colheita

Oficina para crianças – mês do Folclore

Os pequenos também vão poder se divertir no Bazar da Cidade com a Oficina de isogravura com o grupo Infantofaz. No encontro, as crianças vão experimentar uma das técnicas da gravura para estampar uma lenda do folclore brasileiro. As oficinas são voltadas para crianças a partir de 5 anos e acontecem nos dois dias, a partir das 13h.

Gnocchi Della Casa da cantina italiana Aguzzo, premiada pelo Guia Michelin

Cuidando do planeta

Com foco na sustentabilidade, a Casa Museu Ema Klabin e o Bazar da Cidade mantêm, em todas as edições, a atuação de consultoria especializada em sustentabilidade, que faz o gerenciamento de resíduos do evento, minimizando os impactos do evento ao cuidar da destinação correta dos resíduos produzidos.

Artesão mineiro Paulo Bustamante traz luminárias confeccionadas em bambu

Participantes:

Participam dessa edição: Alice Graziano Atelier, Apahu, Ateliê Alaine Colucci, Atelier Tin Carvalho, Bakastudio, Balsa, Bem De, BF Cerâmica, Binout, Burghi Brasil, By Patriani, Cacauecuras, Carlos Herrera Joalheria, Carol Corral, Cerâmica Manual, Claudia Araujo Tecelagem Manual, Dudabyduda, Estampa Acessórios, Everyday Pattern, Hayô Óculos de Madeira, Ignez Mokdessi, Ivone Maria Rigobello, Julia Fontes, La Magie Kids, Le grand Semijoias, Lis Carmona de Azevedo Bellagamba, Lu Podboy, LuciaHiguchi, M.Lopes Alquimias, Miemy Stillo, Mint, Mundo Pano, Ninho folhas e flores, Ó a saia dela, Peixe Amarelo, Pirepo Design, Priscyla França Chocolates, RB Artesão, Studio Bocabello, Studio Lica Soares, Timirim, Tudubambu, We love underwear, Zanthe. Na gastronomia: Aguzzo Pasta e Pane, Cervejaria Los Compadres, Cozinha Voilà, Do oriente ao pote, Farinha Flor Cannoli, Griô Comedoria, Lá do Café, Marroquina Couscous, Risotos e Drinks, Mercearia, Balas da Kah, Bongusta Antepastos, Colheita, Empório Sant’Angela, Lemoux Confeitaria, Mix do Bem, Poli Artesanal, Rancho Alegre Capril e Queijaria, Vea's Charcutaria.

Anel Carol Corral

Exposição de livros raros

Durante o Bazar da Cidade, o público ainda poderá visitar a Casa Museu Ema Klabin. A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados e conta com uma rica coleção de arte, incluindo pinturas do russo Marc Chagall (1887-1985) e do holandês Frans Post (1612-1680), além de pintura moderna brasileira, artes decorativas e peças arqueológicas. Até o dia 15 de outubro, a casa museu promove a exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin que apresenta, pela primeira vez, uma seleção de livros raros, muitos com mais de 500 anos. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa, a exposição traz 20 volumes que correspondem aos dois primeiros séculos de produção do livro impresso, incluindo manuscritos, livros de horas, incunábulos e edições aldinas, assim como primeiras edições em grego de Platão (1513) e Tucídides (1502), o Novo Atlas de Blaeu (1648-1655), entre outros.

Serviço:

Bazar da Cidade

26 e 27 de agosto

sábado das 11h às 20h

domingo das 11h às 19h

gratuito*

valet no local

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP

Acesse as redes sociais

Instagram: @emaklabin

Facebook:  https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin:  https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Site: https://emaklabin.org.br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Bazar da Cidade Instagram: @bazardacidade

Comentários
Assista ao vídeo