A América do Sul é um dos destinos fotográficos mais completos do mundo e por boas razões. Sua imensidão oferece uma paisagem diversificada, desde impressionantes ruínas de civilizações antigas e vida selvagem deslumbrante até maravilhas naturais e cidades cosmopolitas.
Torres del Paine | Foto: Freepik |
Mas por onde começar? Abaixo estão algumas das paisagens sul-americanas verdadeiramente incríveis para você explorar em suas viagens, com as melhores oportunidades para fotos invejáveis.
Cartagena, Colômbia
Com suas paisagens maravilhosas, a Colômbia é um dos países que mais possui diversidade, com montanhas, selvas, belos parques naturais, praias paradisíacas e cidades charmosas, o que faz deste país um destino para captar as melhores fotografias de viagem.
Cartagena, por exemplo, com a muralha que envolve parte desta cidade “Fantástica” é um dos passeios obrigatórios a realizar. A cidade, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, se destaca pela sua beleza ímpar: as suas belas e floridas varandas fazem de cada recanto do centro histórico um local mágico e cheio de romantismo.
Deserto do Atacama, Chile
O Atacama, no Chile, é uma das regiões mais secas de todo o planeta – existem até trechos particularmente áridos onde nunca houve registro de chuvas. As grandes dunas de areia do Valle de la Luna e as formações rochosas próximas imitam a superfície da lua, dando à região o nome que se traduz como “Vale da Lua”.
A cor única da paisagem, resultado da maneira particular como essas formações refletem a luz do sol, confere ao Valle de la Luna um espectro de cores brilhantes de azul, verde, amarelo e vermelho em constante mudança.
Torres del Paine, Patagônia, Chile
O Parque Nacional Torres del Paine é uma parte verdadeiramente deslumbrante do sul da Patagônia, no Chile. A paisagem é formada por montanhas, geleiras, lagos, rios, cachoeiras, florestas e principalmente pelos três dramáticos picos de granito do Maciço Paine, que dão nome ao parque. Também não é incomum avistar guanacos, nandu-de-Darwin, condores e onças-pardas.
Colonia del Sacramento, Uruguai
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, repleto de belas praias, como Punta del Este, e atrações turísticas pitorescas. Este destino é tão diverso que pode atender às expectativas dos viajantes de todas as faixas etárias.
Mas quando se trata de fotografia de viagem, Colonia del Sacramento, uma cidade no sudoeste do Uruguai, tem muito a oferecer por sua história e arquitetura únicas, resquícios da colonização espanhola e portuguesa. Você pode simplesmente passear e admirar sua arquitetura colonial e as pitorescas ruas antigas de paralelepípedos que certamente irá se surpreender com tanta beleza.
Salar de Uyuni, Bolívia
Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo e uma das paisagens mais surreais da América do Sul. É uma das experiências mais próximas que você pode ter de estar em outro planeta. Durante a estação chuvosa, uma camada de água cobre grande parte de sua superfície criando um efeito de espelho onde é difícil dizer onde a terra termina e o céu começa.
Em contraste, durante a estação seca, um piso infinito de ladrilhos hexagonais (criados pela natureza cristalina dos cristais de sal) estende-se até o horizonte, com uma beleza única. As diferenças sazonais são tão aparentes que vale a pena a experiência de visitar o lugar durante as estações chuvosa e seca.
Lençóis Maranhenses, Brasil
Um belo parque nacional localizado no nordeste do Brasil, os Lençóis Maranhenses são compostos por uma série de grandes dunas de areia branca e ondulada. Embora aparentemente se apresente como um deserto, está longe de estar sujeito a uma estação totalmente seca, em parte devido à sua proximidade da bacia amazônica. As belas lagoas pelas quais é conhecido ficam mais cheias entre junho e setembro. Se você está entusiasmado com a fotografia, este lugar é completo de composições em potencial.
Cataratas do Iguaçu, Argentina/Brasil
Localizadas na fronteira do Brasil com a Argentina, as deslumbrantes Cataratas do Iguaçu são uma imensa série de 275 quedas d'água. A Argentina possui uma seção maior das cataratas e uma passarela que leva os visitantes diretamente sobre sua cachoeira mais dramática, a Garganta do Diabo, mas o lado brasileiro oferece alguns pontos de vista panorâmicos mais amplos. Vale a pena, inclusive, se hospedar nos hotéis dentro do parque, pois você poderá capturar melhor as quedas d’água ao nascer e ao pôr do sol. Mas leve um guarda-chuva, pois sua câmera, sem dúvida, ficará molhada!
Machu Picchu, Peru
Aninhado no alto da Cordilheira dos Andes, Machu Picchu é um dos locais mais icônicos do mundo. Esta cidadela inca foi abandonada após a invasão dos conquistadores espanhóis no início do século 16. Machu Picchu é conhecida por suas impressionantes paredes de pedra que contêm enormes blocos fundidos sem o uso de argamassa, edificações intrigantes que jogam com alinhamentos astronômicos e, claro, vistas panorâmicas para as mais belas fotos. O lugar pode ser acessado de trem ou ônibus, embora os viajantes aventureiros possam caminhar por quatro dias magníficos pela Trilha Inca.