As atrações turísticas de um destino compõem grande parte de qualquer roteiro. Elas podem até ser o motivo número um para viajar. Na era dos filtros vibrantes e trechos chamativos de 15 segundos nas redes sociais sobre as viagens das pessoas, é fácil cair na armadilha de acreditar no hype em torno de certos destinos turísticos. Mas não há nada pior do que perder tempo e dinheiro em uma viagem que realmente não merece.
Parlamento Húngaro | Foto: Pixabay |
A Stasher, popular rede de armazenamento de bagagem, publicou em março deste ano um ranking dos melhores pontos turísticos do mundo. Obviamente, os últimos da lista ganharam fama de serem as piores atrações, mesmo assim, não deixam de ser muito famosas.
Os analistas de dados da Stasher estudaram 99 atrações globais pelas quais os turistas são atraídos, analisando comentários do Tripadvisor, avaliações do Google, classificação média dos usuários do Booking, distância do aeroporto internacional mais próximo, segurança turística (com base na classificação do índice de paz global), popularidade do TikTok e muito mais. Eles, então, deram a cada atração uma pontuação até 10.
Suas descobertas mostraram que o Edifício do Parlamento Húngaro, em Budapeste, Hungria, é a melhor atração turística do mundo, com uma pontuação de 7,34. O edifício neogótico às margens do rio Danúbio abriga a Assembleia Nacional do país.
O vice-campeão foi o lugar de entretenimento mais feliz do mundo: a Disneyland Paris, na França. Com pontuação de 7,17, o resort de 30 anos recebe milhões de visitantes todos os anos.
A pitoresca Lagoa Azul geotérmica da Islândia ficou em terceiro lugar. Os visitantes podem esperar uma paisagem vulcânica de tirar o fôlego e águas ricas em sílica com poderes curativos.
Na América Latina, o destaque fica por conta da livraria El Ateneo Grand Splendid (6,99), em Buenos Aires, na Argentina, considerada uma das mais bonitas do mundo. A fantástica livraria ocupa a sétima posição na lista das melhores atração turísticas do mundo.
Fechando o Top 10, orgulhosamente está o Cristo Redentor (6,83), no alto do morro do Corcovado, Rio de Janeiro, de onde é possível apreciar a vista panorâmica da cidade.
Se você já se interessou por um destes três melhores destinos de viagem, antes de fazer a sua mala para a grande jornada, vale a pena conferir algumas dicas de especialistas sobre compras na Internet e também escolher entre os três melhores produtos e serviços. Certamente alguns desses itens serão indispensáveis para uma viagem ainda mais incrível.
Aqui está o que a Stasher nomeou como as 10 melhores atrações turísticas do mundo:
1. Edifício do Parlamento Húngaro (Hungria)
2. Disneyland Paris (França)
3. The Blue Lagoon (Islândia)
4. Plaza de Espana (Espanha)
5. Angkor Wat (Camboja)
6. Basílica de São Pedro (Itália)
7. El Ateneo Grand Splendid (Argentina)
8. Acrópole de Atenas (Grécia)
9. Museu da Nova Zelândia (Nova Zelândia)
10. Cristo Redentor (Brasil)
Claro, nem todas as atrações podem ser vencedoras. No final da lista dos pontos turísticos mundiais analisados pela Stasher está a Calçada da Fama de Hollywood, com uma pontuação de 3,42. A atração mundialmente famosa homenageia as estrelas da indústria do entretenimento e é gratuita para visitar. Mas as avaliações dos turistas sobre a atração são bastante decepcionantes, e os Estados Unidos também mostraram um índice de segurança ruim para estrangeiros.
O Grande Bazar em Istambul, na Turquia, considerado um dos shoppings mais antigos do mundo, ficou em segundo lugar e também não impressionou muito os viajantes. A Turquia tem classificações baixas para o nível de segurança, e o Grande Bazar está localizado longe do aeroporto, a 45,7 km. O local obteve nota 3,48.
E a terceira pior atração turística do mundo foi o icônico Taj Mahal (3,83), o mausoléu situado em Agra, na Índia. Apesar de ser um Patrimônio Mundial da UNESCO, muitos que passaram por lá compartilharam sua decepção. Um dos fatores principais é que o turista tem que percorrer 219 km para apreciar a beleza do lugar.
Também no Top 10 dos piores lugares turísticos do mundo ficou o parque de diversões Busch Gardens (4,52), nos Estados Unidos. A atração recebeu nota baixa pelo nível de conforto nas acomodações mais próximas.
Os parques de diversões Lotte World (4,80), na Coreia do Sul, e Victoria Harbour (4,89), em Hong Kong, também obtiveram pontuações baixas em todas as áreas. A maioria dessas atrações é bastante impopular na rede TikTok.
Aqui estão as atrações turísticas que ocupam as últimas posições na lista da Stasher:
1. Calçada da Fama de Hollywood (Estados Unidos)
2. Grande Bazar (Turquia)
3. Taj Mahal (Índia)
4. Busch Gardens (Estados Unidos)
5. Lotte World (Coreia do Sul)
6. Victoria Harbour (Hong Kong)
7. Ocean Park (Hong Kong)
8. Santuário Fushimi Inari Taisha (Japão)
9. Grande Muralha da China (China)
10. Everland (Coreia do Sul)