Viver - Esporte

Jogos Pan-Armênios de Verão 2023 reunirão 50 países e 17 modalidades esportivas

4 de Agosto de 2023

Por Amanda Djabraian (@nacaoarmenia)

Os 8º Jogos Pan-Armênios de Verão 2023 acontecerão de 05 a 19 de agosto de 2023

Foto: Divulgação

Entre os dias 05 e 19 de agosto, será realizada a oitava edição dos Jogos Pan-Armênios de Verão 2023 em quase toda a região da Armênia. A cerimônia de abertura acontecerá em Gyumri; já o encerramento será em Yerevan, capital da Armênia.

A competição reunirá a delegação de atletas de mais de 50 países e contará com 17 modalidades esportivas diferentes: atletismo, badminton, queda de braço, basquete, golfe, tênis, natação, vôlei de praia, handebol, ciclismo, tiro, futsal, xadrez, tênis de mesa, danças esportivas, vôlei, futebol e esse ano os jogos contam com uma nova modalidade – futebol feminino, onde podem ser disputadas coletivamente ou individualmente.

Os jogos são uma oportunidade para os atletas armênios competirem entre si e mostrarem seus talentos. Trata-se de um importante evento para a comunidade Armênia em todo o mundo, uma forma de celebrar a cultura do País e reunir uma herança que está espalhada pelo mundo.  

No Brasil, existe uma delegação que treina os atletas da Comunidade Armênia há mais de 20 anos e é comandada, atualmente, pelo presidente da delegação Avedis Markossian. Em entrevista exclusiva para o portal, o gestor explicou como foi a preparação e os objetivos da participação brasileira e lembrou de grandes nomes. 

Esse ano, o Brasil terá um recorde absoluto, nossa delegação será formada por 52 pessoas. Agora referente aos jogos, é preciso destacar duas pessoas em especial, que se dedicam há mais de 20 anos, são eles: Ohannes Semerdjian Neto (Jonig Semerdjian) e o Helio Balukian, ex-presidentes do Clube Armênio e da UGAB Brasil.

Temos que valorizar esses dois por todo esse trabalho há mais de duas décadas”, ressalta Markossian.

Em 2023 a UGAB teria responsabilidade de organizar, e, por isso, fui convidado para ser o presidente da delegação desse ano. Coincidiu que como moro parte na Armênia e tenho atividades por lá, conheço o organizador geral dos jogos: Sr Ishkhan Zakaryan, deputado federal na Armênia, e outras pessoas do conselho permanente dos jogos, enfim, foi uma coincidência boa”, revelou.  

Confira a entrevista completa com o presidente da delegação Avedis Markossian

Avedis Distchekenian Markossian | Foto: Divulgação

Cartão de Visita News|R7: Qual a relação dos atletas com a Armênia? 

Avedis Markossian: Todos são descendentes. É necessário comprovar a descendência para poder participar.  A intenção é justamente essa, promover um evento incrível, onde todos possam participar e se conhecer, fortalecendo as raízes armênia. A Diáspora tem um papel fundamental na vida da nossa nação. Eventos como esse e vários outros são vitais para o fortalecimento e integração entre armênios e descendentes de armênios do mundo inteiro.

Cartão de Visita News|R7: Como funciona as classificações? 

Avedis Markossian: Essa parte é feita pela organização geral, aqui no Brasil, recebem patrocínio atletas que provam que tem chance de medalhas. Outros podem ir desde que acertem as despesas, que são: passagem e hotel, pois não tem custo para participar. Tudo é feito pelo governo da armênia. 

A classificação das modalidades são chaves, como em qualquer campeonato. Quem vence continua para a próxima etapa.

Cartão de Visita News|R7: Qual a expectativa da delegação do Brasil para com os jogos e os atletas?

Avedis Markossian: Nossa esperança principal está para o futebol de salão. Temos um time muito bom quem vem treinando juntos faz 5 meses; eles estão participando de amistosos aqui no Brasil e estão invictos até o momento. Mas, claro, também temos chances com os outros atletas em outras modalidades. 

Mas futebol é futebol! É sempre mais popular, e eu realmente estou confiante que traremos medalha. 

Cartão de Visita News|R7:  Quais serão as modalidades dos atletas que irão representar o Brasil?

Xadrez * Rodrigo Angelo Comrian
Tenis de campo * Agop Alexandro Samgochian Kherlakian
Vôlei de praia * Ellen Beatriz Ghazaryan e Eleonora Angela Ghazaryan
Futebol de salão * Agop Ganimian Tcharkhetian, Alexandre Cavalcante Carrera( Gudjenian), Aram Gonçalves Mordjikian, Arthur Mekhitarian Yezeguielian, Caio Henrique Gudjenian, Elias Luiz Rodrigues Kurkdjian, Gabriel Soares Chirinhan, Leonardo Afonso Hochorian Pires, Matheus Boyamian Mekhitarian, Thomas Mekhitarian Talatinian, Tro Armen Kalaydjian e Wagner Gdikian Barretto.

Cartão de Visita News|R7:  Gostaria de deixar algum agradecimento?

Em nome da delegação gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram até aqui, e peço desculpas por não citar nomes e aproveito para agradecer principalmente aos nossos patrocinadores: Kallan Calçados, AK Realty e Denny Sports.

O portal Cartão de Visita News/R7 também entrevistou o atleta Agop Ganimian Tcharkhetian, jogador de futebol de salão. 

 

Cartão de Visita News|R7: Como é competir na Armênia representando a comunidade armênia brasileira? 

Agop Ganimian Tcharkhetian: É uma sensação indescritível. Ter a oportunidade de estar na Armênia, junto com amigos que cresceram ouvindo histórias sobre o país, e ainda poder jogar futebol com irmãos da Diáspora, é realmente gratificante.

Cartão de Visita News|R7: Esta é a sua primeira participação? 

Agop Ganimian Tcharkhetian: Não, já participei dos Jogos Pan-Armênios em 2011 e 2019.

Cartão de Visita News|R7: Como foi a preparação? 

Agop Ganimian Tcharkhetian: A equipe de futsal vem se preparando desde fevereiro. Realizamos uma seletiva com cerca de 40 atletas, onde foram realizados treinos e amistosos para chegar à lista final de 12 atletas selecionados para os jogos.

Cartão de Visita News|R7: Qual resultado vocês esperam alcançar? 

Agop Ganimian Tcharkhetian: Nós temos como objetivo o primeiro lugar. Sempre buscamos isso. Sabemos que a competição será difícil, pois haverá 48 equipes disputando apenas na categoria de futsal, e algumas equipes armênias e russas contam com jogadores profissionais. Mas confiamos uns nos outros e na nossa capacidade.

Cartão de Visita News|R7: Vocês receberam apoio durante a preparação? 

Agop Ganimian Tcharkhetian: Sim, contamos com todo o suporte da Comissão Executiva dos Jogos Pan-Armênios do Brasil, que cuidou de todas as questões relacionadas à organização dos jogos, além de proporcionar as melhores condições para a preparação técnica. Nossos treinos foram realizados na SAMA Clube Armênio, União Geral Armênia de Beneficência e Comunidade Armênia de Osasco.

Para acompanhar os jogos Pan-Armênios, basta acessar o Instagram @panarmeniobrasil – o canal irá transmitir ao vivo os jogos de futsal.

_________________________

A comissão do 8º Jogos Pan-Armênios 2023 é formada pela seguinte delegação: Presidente: Avedis Markossian. Vice-presidente: Vasken Yeginerian / Grant Babayan. Presidente honra 1: Helio Balukian. Presidente honra 2: Ohannes Semerdjian Neto (Jonig Semerdjian). Diretor Esportes: Fabio Balassanian / Marcelo Moscofian. Diretor Comunicação: Lucas Ganemian / Caio Gudjenian. Diretor Operacional: Garbis Bogiatzian / Nerses Yeginerian. Tesoureiro: Mauricio Desgualdo. 

Comentários
Assista ao vídeo