No fim de semana, Elon Musk convidou seus 149 milhões de seguidores a sugerirem um logotipo para o “novo Twitter”, mas símbolo será alterado
Agora é oficial. Nesta segunda-feira (24/7), o bilionário Elon Musk aposentou, definitivamente o pássaro azul – símbolo do Twitter – e anunciou a substituição da plataforma pela “X”, mudando radicalmente a identidade visual da rede social.
Foto: Yui Mok/PA Images via Getty Images |
Desde o início da manhã desta segunda, ao entrar no Twitter, os usuários já se deparavam com o novo símbolo da rede social: a letra “X” estilizada, nas cores preta e branca, no canto superior esquerdo, exatamente onde ficava o tradicional pássaro azul.
O aplicativo do Twitter, por sua vez, ainda não teve sua identidade visual modificada.
No sábado (22/7), Musk convidou seus 149 milhões de seguidores a sugerirem um logotipo para o “novo Twitter”. O bilionário anunciou que o símbolo escolhido deve ser provisório – uma versão definitiva do “X”, mais bem acabada, deve ser lançada em breve.
“Potencializada com IA (inteligência artificial), a X nos conectará de maneiras que mal começamos a imaginar”, afrmou Linda Yaccarino, CEO do Twitter. Segundo a executiva, trata-se de uma “segunda chance” para a plataforma mudar a forma como as pessoas utilizam as redes sociais.
“A X é o futuro do envolvimento ilimitado, centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/bancos, criando uma plataforma global de comércio para ideias, bens, serviços e oportunidades”, completou Yaccarino.
No fim de semana, Musk já havia indicado a mudança visual do Twitter. “Em breve, nos despediremos da marca Twitter e, aos poucos, dos pássaros”, escreveu o empresário.
Ao adquirir o Twitter, em outubro, Musk mudou a denominação social da empresa para X Corp. Em 12 de julho, a X.ai foi anunciada como a frente de desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial do bilionário. A partir daí, vieram as especulações sobre a preferência pelo “X” na nova marca.
Musk também retuitou uma imagem (um “GIF”) de um “X” piscando. Por um instante, o passarinho azul aparecia no lugar da letra, o que seria mais uma indicação da troca. Mais tarde, em um bate-papo de áudio no Twitter Spaces, Musk disse que “sim”, quando questionado se haveria uma mudança do símbolo. “Isso deveria ter sido feito há muito tempo”, acrescentou.